sábado, 10 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Evolução? Governador de Rondônia quer acabar com cargos indicados

21/11/2015
in Destaque, Política, Rondônia

Porto Velho, RO – Em recente postagem no seu blog, o governador Confucio Moura manifestou sua vontade de acabar com as indicações de CDS – Cargos Comissionados, trocando o modo de contratação do QI ( Quem indica) para seleções através de editais com especificações para o cargo. Confira abaixo a idéia do governador.

RONDÔNIA À FRENTE DO BRASIL: uma proposta decente

CDS é o bicho. CDS é o nome que se dá ao cargo de livre nomeação. Também chamado cargo em comissão. Prefeito, Governador e Presidente no Brasil perdem mais tempo com gente à procura de CDS do que com os projetos que interessem ao povo em geral. Se for servidor de carreira, não trabalha no pique se não tiver o CDS. Se for nomeado pelo gestor, nunca fica satisfeito com o que tem e a briga continua dia e noite para melhorar o valor.

No final das contas, é uma vergonha deslavada. Em países desenvolvidos tudo é diferente. Claro que se precisa de gente competente para ajudar a administração. No entanto, a nomeação não é assim feita no bico do coturno. O camarada para ocupar um cargo para assessoria, chefia e liderança deve minimamente ter competência para exercê-lo bem.

Como deve ser feito, para o bem do próprio Estado. Editais publicados na na imprensa em geral, oferecendo oportunidades a quem preencher os requisitos, uma entidade de recrutamento para seleção e oferecimento ao Prefeito, Governador ou Presidente de listas em ordem cronológica de competência para a nomeação.

Eu me vejo acuado dia e noite para estas nomeações. Já eliminei do Governo cerca de três mil cargos desta natureza. Mas, a força dos costumes e dos péssimos hábitos continua do mesmo jeito. Tudo tem um tempo histórico para acontecer, mas, creio que chegou a hora de mudar os critérios de nomeações. Para evitar o apadrinhamento e o que se chama de QI (QUEM INDICA),  e se buscar a eficiência, a oportunidade a todos para se habilitarem e a  se fazer  justiça que o ato requer. Porque envolve dinheiro do povo. E quem ocupa o cargo tem que devolver ao povo em serviço de altissima qualidade.

Chega-se ao ponto, da pessoa pedir, sem saber o que deseja ao certo: – me dá uma portaria?  Na Prefeitura o cargo é preenchido por portaria. No Estado por decreto. Mas, ficou consagrada a bagunça, como “A PORTARIA”. A minha parte irei fazer. Propor a Assembléia do Estado a mudança, não que eu queira ser a palmatória do Brasil, mas, alguém deve iniciar. E que servirá de bom exemplo para este Brasil que tanto necessita de boas práticas.

Fonte: BLOGDOCONFUCIO

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: Confúcio MouraRondonia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.