Entre todas as refeições do dia, o café da manhã precisa de uma atenção especial.
É depois de dormir que precisamos de mais nutrientes, já que passamos muito tempo em jejum.”Um café da manhã precisa ser bastante nutritivo para que o nosso corpo comece o dia com bastante energia. Dentre todos os nutrientes, o carboidrato é fundamental.
É ele que irá repor os estoques de energia gastos durante o sono.
O melhor carboidrato nesse horário é aquele chamado de complexo, encontrado nos pães e cereais. Ele irá promover um processo digestivo mais lento”, diz a nutricionista Amanda Epifanio Pereira, do Centro Integrado de Terapia Nutricional, em São Paulo.
Algumas escolhas podem fazer com que você comece mal o dia. “Os frios ou embutidos sãos os piores itens do café da manhã. São alimentos ricos em conservantes que fazem mal à saúde, além de apresentarem grande teor de sódio, principalmente as versões mais magras”, alerta a nutricionista. Veja quais são as substituições mais saudáveis:
Um bom primeiro passo para ter um café-da-manhã mais saudável é substituir o pão de forma branco pelo integral. “Os produtos integrais retardam o tempo digestivo, promovem saciedade e oferecem nutrientes protetores à saúde, como magnésio e selênio”, explica a nutricionista Amanda Epifanio.
A presença de fibras nos pães torna-os muito mais nutritivos e saudáveis, graças à ação protetora delas em nosso organismo.
Durante o processo de refinamento do trigo, todos os nutrientes e vitaminas – como vitamina B1, importante para o funcionamento dos músculos, vitamina B2, essencial para o crescimento, e vitamina E, que retarda o envelhecimento das células – são retirados junto com a casca do grão.
Por isso, o pão normal não tem muitos nutrientes além dos carboidratos que, se consumidos em excesso, podem trazer aumento de peso.
Fonte: Minhavida.com.br