domingo, 18 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Trabalhadores da educação aprovam Greve Geral no Piauí

27/11/2015
in Piauí

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública no Estado do Piauí – SINTE/PI, através de suas competências legais, reuniu na quarta-feira (25), todos os trabalhadores em educação do estado do Piauí para Assembleia Geral Extraordinária, que aconteceu no Clube do Sinte-PI em Teresina.

O evento foi para discutir e exigir o cumprimento do acordo com o governo: Reajuste de 13% (em 3 parcelas em 2015: MAI-OUT-DEZ), data base em Janeiro de 2016, reenquadramento dos Técnicos e Operacionais,discussão sobre eleições para diretores de escolas e Informes sobre Ação Jurídica: Jornada de Trabalho e PLAMTA.

“Nós sabemos que essa luta começou desde o início do ano pelos funcionários administrativos da rede estadual. Paralisaram quatro vezes, todas elas com assembleia e com negociação com o governo. Foi acordada ainda no mês de abril, e eles teriam um reajuste de 13%, como os professores tiveram, e foram dados de início 9% que é aquele do início do ano, e o governo dividiu os outros 4% em 2% em outubro e dezembro. Porém, não cumpriu esse acordo que foi feito no mês de abril, e os funcionários administrativos sempre esperando. Portanto, houve essa assembleia e foi repassada a nova negociação com o governo que aconteceu na segunda-feira (23)”, disse professora Léa Almeida, presidente do SINTE/Regional Floriano.

Após várias discussões e discordâncias do SINTE para os dados apresentados pelos secretários, os representantes do governo propuseram que os 2% de reajuste que estava previsto para outubro, será pago na folha de dezembro e os outros 2% na folha de janeiro/2016, e já começa a negociação da data base 2016.

“Ficou acertado entre o sindicato e o governo que os 2% que não foram repassados em outubro, eles vão repassar no mês de dezembro. Agora nós esperamos que todas elas sejam atendidas, mas uma especificamente para o administrativo é sobre a data base do reajuste, porque é em maio, todo servidor administrativo tem a data base em maio, porém nunca o reajuste vem no mês de maio, sempre vem no mês de junho, julho e até agosto, pois teve um ano que veio em agosto”
, ressaltou.

A decisão geral foi greve unificada (administrativos e professores) dos servidores da educação por tempo indeterminado a partir de janeiro, caso o governo não cumpra o acordo; A nova assembleia acontece em janeiro para referendar o indicativo e definir data de inicio da greve;aprovou-se também Moção de Apoio aos estudantes das escolas públicas de São Paulo.

A professora Léa finalizou dizendo que se o governo não cumprir no mês de janeiro o prometido, será deflagrada uma greve por tempo indeterminado, até que sejam cumpridos os acordos.

“É uma luta justa, é possível que as pessoas saibam que é essencial um servidor administrativo dentro da escola, como o professor, alunado, cada profissional tem seu peso dentro da educação. Então, assim como a nível nacional, a categoria de professores tem o seu reajuste no mês de janeiro, era uma das grandes manifestações e ele acordou que em janeiro de 2016, vai ser também a data base do funcionário administrativo, com reajuste e esse ano mais os 2% que não foram dados, foi assim que foi repassado para categoria, bem como os técnicos que eles estavam sendo enquadrados e parou, ninguém sabe por que, então segundo o acordo vai ser feito em janeiro de 2016”, finalizou Léa Almeida.

Com informações do SINTE/PI.

Fonte: Floriano News

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: GrevePiauíProfessores

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.