O ex-presidente Lula está em decadência, mas uma pesquisa divulgada pelo Datafolha mostra o líder petista com 47% de rejeição. Isso significa que seus planos para a pretensa candidatura da presidente em 2015 foram por água abaixo.
A taxa de rejeição ao ex-presidente chegou a 47% – índice inferior apenas aos 52% alcançados por Ulysses Guimarães em pesquisa feita em 1989.
O candidato tucano nas últimas eleições, Aécio Neves, é rejeitado por 24% atualmente. O vice-presidente Michel Temer (PMDB), por 22%. Em seguida aparecem o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e a ex-senadora Marina Silva (Rede), com 17% de rejeição.
Lula ainda é lembrado como o melhor presidente do país, apontado por 39%. Essa taxa, porém, já foi de 71%, em 2010, seu último ano de mandato. Fernando Henrique Cardoso (PSDB) é o segundo mais lembrado, com 16%. Getúlio Vargas é o terceiro, com 8%.
Marina
Na simulação para a eleição presidencial, Marina surge como a candidata que mais cresceu. No cenário em que o candidato tucano é Aécio, ela passou de 18%, na última pesquisa em junho, para 21%. Ela está empatada tecnicamente na segunda colocação com Lula (22%). A liderança ainda é de Aécio, mas o senador viu sua preferência cair de 35% para 31%.
Quando o candidato do PSDB é Alckmin, Marina lidera isolada com 28% – seis pontos a mais que Lula, que caiu quatro pontos desde junho, e dez a mais que o governador paulista, que oscilou dois pontos para baixo no período.
O Datafolha ouviu 3.541 pessoas nos dias 25 e 26. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Com informações Congresso Em Foco