quinta-feira, 15 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 30:18 – Há três coisas que me maravilham, e a quarta não a conheço

30/11/2015
in Estudos de Provérbios

Medite sabiamente em quatro mistérios. Longe de uma compreensão total, eles estimulam a mente a considerar o Criador responsável pelas suas propriedades individuais. Além da habilidade humana de entender completamente ou capacidade para duplicar, eles humilham a mente de forma a admitir a grande necessidade de sabedoria.

O inspirado profeta Agur usou conjuntos de quatro coisas para ensinar a Itiel e a Ucal (Pv 30:1). O homem não consegue explicá-los, muito menos duplicá-los e, por isso, deve humildemente admirá-los.

Deveria um professor admitir ignorância? Agur já havia feito isto antes e repete-o agora (Pv 30:2-4). Se o objetivo é o de glorificar a sabedoria de Deus ou provocar considerações, é uma boa técnica de instrução. O objetivo aqui de Agur é a de exaltar estas quatro coisas pelas suas propriedades misteriosas.

Qual é a lição a ser extraída? É a quarta coisa maravilhosa – o caminho do homem com uma jovem. As outras três maravilhas da natureza conduzem à quarta. A glória e o poder do amor jovem entre um homem e a mulher da sua juventude são incomparavelmente preciosos! Para obter mais detalhes daquela quarta coisa e sua aplicação prática, veja os comentários de Provérbios 30:19.

O caminho da águia no ar é gloriosamente misterioso. Flutuando e planando em correntes de ar ascendentes, a águia pode planar e circular majestosamente com quase nenhum movimento de suas asas de 2,3 metros (aprox.). Mergulhando em direção à terra para pegar suas vítimas incautas no ar, na terra ou nas águas, ele pode exceder a velocidade de 185 km/h! O namoro da águia inclui demonstrações aéreas espetaculares na qual elas agarram um pé ao outro lá nas alturas e despencam em direção à terra, girando com suas asas e pés estendidos. Quem pode compreender seu sábio propósito?

O caminho da serpente sobre uma rocha é, da mesma forma, impressionante. A cobra não tem braços, pernas ou pés! Deslizando e contorcendo através da grama ou da areia é uma coisa, mesmo assim uma cena espetacular, mas o que dizer de uma rocha lisa! Onde ela encontra uma alavancagem? De que forma ela se move para frente e para cima em uma superfície lisa sem mãos ou pés? Irritada ou assustada, ela se move rápida e diretamente se afastando de um inimigo. Ela não usa cavidades para os dedos e não deixa rastros, mas se move eficientemente. Quem pode compreender seu sábio propósito?

O caminho de um barco no meio do mar também é notável. Um barco a vela não tem asa, remos, ou outros meios de propulsão visível, mas navega com facilidade. Seu imenso tamanho é dirigido por um timão e um leme muito pequeno. Não deixa para trás um rastro a ser seguido em sua insignificante esteira; ele pode enfrentar a maioria das tormentas sem virar; e cruza grandes distâncias de água sem letreiros indicativos ou balizas até o seu porto desejado. E é o ar que está à frente de suas velas que o movem, não o ar por detrás das velas! Quem pode entender seu sábio propósito?

O caminho de um homem com uma jovem é maravilhoso e misterioso. Uma menina virgem – uma jovem – é geralmente bem protegida durante 15 ou 20 anos. Ela pode ficar alegremente contente com afazeres, escola, trabalho, passatempos, natureza, amigos e família. Amor e sexo raramente a perturbam. Mas considere a mudança quando um homem a encanta! Com atenção, palavras e promessas, ele acender uma reação fogosa nunca sentida antes. Alguns poucos abraços e beijos e ela fica emocionalmente obcecada e fisicamente disposta a dar a ele qualquer coisa. Ela apaixonadamente deixa tudo para segui-lo, sem medo, apesar dos avisos. Quem pode compreender seu sábio propósito?

Admire a águia; respeite a serpente; aprecie a navegação; e considere o romance emocional e sexual num precoce casamento. Deus fez todas as coisas maravilhosas em seu próprio tempo e local, mas os homens buscaram invenções ímpias a abusam destas invenções (Ec 3:1-11; Ec 7:29). A sabedoria aprecia os sábios propósitos de Deus e os utiliza de acordo com a vontade Dele.

Algo maravilhoso, bem maior do que estas quatro coisas, é a sabedoria de Deus e o poder em redimir o Seu povo dos seus pecados pela morte do seu Filho unigênito nascido de uma virgem (ICo 1:17-25; Ef 1:3-14; Hb 10:1-14). O segundo Adão realizou muito mais para eles do que aquilo que o primeiro Adão arruinou pelo pecado (Rm 5:12-19). Amém!

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusProvérbios

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.