Nem sempre precisamos nos entupir de um alimento para o organismo sair ganhando. Uma prova disso vem do Centro de Saúde La Alamedilla, na Espanha. Pesquisadores recrutaram 1 469 pessoas e coletaram informações sobre seus hábitos alimentares.
Depois, essa turma passou por uma série de exames.
Com os dados em mãos, não sobrou dúvidas: quem comia ao menos um kiwi por semana apresentava níveis melhores de triglicérides no sangue e, ainda, taxas mais elevadas de HDL, o bom colesterol.
Como se não bastasse, esses indivíduos exibiam menos fibrinogênio.
E por que isso é bom? Essa proteína está envolvida em processos ameaçadores, como a formação de placas nas artérias – fator propício a infartos e derrames.
Segundo o nutricionista Jose Ignacio Recio Rodriguez, um dos autores do estudo, o kiwi é uma das frutas mais ricas em vitaminas e polifenóis, com alta capacidade antioxidante. “Os fitoquímicos encontrados no alimento oferecem benefícios como prevenir o aparecimento de células cancerosas, bem como doenças cardiovasculares”, afirma.
O especialista lembra também que existem indícios de que o kiwi dá uma forcinha para a insulina funcionar direito – ou seja, seria útil até para combater o diabete.
Fonte: M de Mulher