segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo abre nesta terça-feira Semana Estadual de Combate à Aids em Rondônia

01/12/2015
in Rondônia

O número de casos novos de aids está diminuindo no mundo, mas no Brasil preocupa o crescimento da doença entre os jovens. É o que mostra o relatório anual da Unaids, programa das Nações Unidas sobre HIV. Os números também preocupam em Rondônia, apesar de campanhas anuais alertando sobre o risco de contaminação.

“O número de adolescentes que têm buscado a ONG para pedir ajuda tem crescido significativamente. O que eu percebo é que essa nova geração de portadores perdeu o medo da aids”, afirma C.R, que tem o vírus HIV e é presidente de uma ONG que ajuda soropositivos.

C.R vê na prática o que os números do relatório do Unaids mostram: a cada três pessoas infectadas em todo o mundo, uma tem entre 15 e 24 anos. No Brasil, a preocupação é com os garotos de 15 a 19 anos. O número de casos, nessa faixa etária, aumentou 53% de 2004 a 2013.

O Governo de Rondônia, através da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), abre oficialmente as atividades da Semana de Luta contra a Aids, com início nesta terça-feira (01), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a partir das 9h, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), em Porto Velho.

O objetivo é dar maior visibilidade para as questões vivenciadas por pessoas que são expostas ao HIV e pacientes com Aids, assim como fomentar a realização de testes rápidos de HIV entre a população sexualmente ativa, e o tratamento disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS) para uso como prevenção.

“O dia D foi criado pela Organização Mundial de Saúde como um dia de solidariedade e luta onde são implementadas ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das pessoas vivendo com HIV, Aids, pois ainda não há vacina e cura apesar dos avanços em relação ao controle, diagnóstico e tratamento”, explica o coordenador do Núcleo estadual de DST, Aids e Hepatites Virais, Natanael da Costa Arruda.

De acordo com o coordenador, o uso do preservativo ainda é a forma mais segura de evitar a infecção. O estado ainda conta com 19 unidades dispensadoras de medicamento para PEP – Profilaxia Pós Exposição (acidentes com material biológico, abuso sexual e exposição sexual), implantado em 2013 no país, além do Brasil estar em um momento importante para implantar em todo país o Protocolo de Prep – Profilaxia Pré Exposição ao vírus HIV (um dos objetivos mais importantes da implantação e implementação dessas ações é o controle da epidemia da AIDS até o ano de 2030), uma das Metas de Desenvolvimento Sustentável estabelecidas pela instituição multilateral internacional.

O tema de campanha para o dia mundial de luta contra a aids /2015 é: tratamento para tod@s. Faz referência ao tratamento como prevenção adotado pela Política do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais/MS que recomenda o uso de antirretrovirais como forma de prevenção do HIV.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente no País são 734 mil pessoas vivendo com HIV, Aids, e desses 80% sabem do seu diagnóstico, 58% estão em uso de antirretroviral e 88% com carga viral suprimida. Em 2013 no estado de Rondônia foram analisados 489 casos que estavam fora de tratamento, destes 96,1% foram identificados no Sistema de Informação de Medicamento e Controle (Simc), e já estão em uso de medicamentos.

NÚMEROS EM RONDÔNIA
Em Rondônia, o primeiro caso foi registrado oficialmente em 1987, sendo que até 27 de novembro deste ano, segundo a Agevisa, foram contabilizados 4.113 casos ao longo destes 27 anos. Em: 2013 foram 442, desses 57 casos (M: 37; F: 20) na faixa etária de 15 a 24 anos; 2014 foram 426, desses 57 casos (M: 35; F: 22) na faixa etária de 15 a 24 anos; 2015, até 30 de novembro foram 236 casos, desses 27 casos (M: 19 e F: 08) na faixa etária de 15 a 24 anos, sendo Porto Velho a cidade com maior taxa de detecção por 100.000 habitantes, dados preliminares sujeitos a revisão.

Serviços implantados
52 municípios implantado o Teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatite B e C;
214 unidades de saúde realizando testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C;
10 SAE – Serviço de Assistência Especializada, sendo 02 de fronteira internacional;
19 unidades dispensadoras de medicamentos; 3.632 pessoas fazendo uso de TARV no estado; 429.785 testes rápidos distribuídos no estado de Rondônia, sendo 123.800 para HIV; 6.642.688 preservativos masculino, 180.000 preservativos feminino, 315.000 gel lubrificante.

Fonte: Jornal Rondônia Vip

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: aidsGovernoRondonia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.