Porto Velho, RO – Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (2), o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia homenageou personalidades militares e civis com a entrega de sua mais alta comenda, a Medalha da Ordem do Mérito Imperador D. Pedro II, conferida apenas mediante criteriosa seleção a pessoas que possuem reputação ética-moral e significativos trabalhos prestados à comunidade. A honraria foi entregue pelo comandante-geral, coronel Silvio Luiz Rodrigues da Silva.
“A medalha destina-se a premiar militares e civis, brasileiros e estrangeiros, merecedores de reconhecimento por suas atividades profissionais e sociais, e àqueles que, por suas qualidades ou valores em relação à Corporação foram julgados merecedores desta honraria”, explicou.
As personalidades civis homenageadas foram os advogados Orestes Muniz Filho e Cristiane Reis; o representante da Eletrobras Rondônia, Nicolas Bravo; e o perito da Polícia Civil, Alberto Nolina. Entre os militares agraciados, estavam os coronéis da Polícia Militar Amarildo Rocha, Carlos Alberto e Pedro Bitencourt; o coronel do Exército, chefe do Estado Maior, Costa Neto; e o tenente-coronel Maurício Gualberto, chefe da Casa Militar do Governo de Rondônia.
Durante a solenidade, também foi inaugurado o busto em homenagem ao centenário de nascimento do capitão do Corpo de Bombeiros, Esron Penha de Menezes, que faleceu em 2009. Natural de Humaitá (AM) e que veio para Porto Velho em 1927, Esron Menezes foi fundador da Guarda Territorial (atual Polícia Militar), professor, jornalista, colunista, historiador, escritor, maçom graduado da Loja União e Perseverança. Durante mais de meio século ligado na política e administração, ele foi absorvendo informações sobre a criação de Porto Velho, do Território Federal e do Estado.
EQUIPAMENTOS
Além das homenagens, o Corpo de Bombeiros de Rondônia também fez a entrega de novos equipamentos, como empilhadeira, barracas, redes de selva e proteção respiratória, além de viaturas para reforçar o trabalho desenvolvido pelos militares. Os equipamentos novos foram adquiridos com recursos do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros com um investimento de cerca de R$ 614 mil.