sábado, 17 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Professor passa para o governo a responsabilidade pelas Paralimpíadas em Rondônia

03/12/2015
in Esportes, Rondônia

Ao retornar das Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2015, realizadas em Natal (RN), no período de 23 a 28 de novembro, o professor Silvio Roberto Corsino do Carmo, que implantou a prática esportiva com paraatletas em Rondônia e revolucionou a modalidade no estado revelando atletas no cenário nacional e, principalmente, mudando a vida de pessoas com deficiência, anunciou que deixará a competição. Com isso, as Paralimpíadas passam a ser totalmente de responsabilidade do Governo de Rondônia.

“Estou cansado, passei anos a fio dedicando a minha vida a esse projeto. Agora quero viver um pouco mais para a minha família. Mas vou continuar trabalhando com o paradesporto”, afirmou.

A vida profissional de Silvio do Carmo se confunde com a história de cada aluno com deficiência atendidos na Organização Não Governamental Rondônia Clube Paralimpico (ONG/RCP). Silvio e sua companheira de trabalho e também esposa, a fisioterapeuta Edislaine Silva, acolhem os paraatletas e seus familiares, trabalhando a prática esportiva e também psicológica, resultando na superação das dificuldades e a inclusão social dos paraatletas na sociedade.

“A RCP é uma grande família. Aqui alunos, seus familiares e professores participam das atividades, e é por isso que nossa instituição é sempre bem sucedida, porque somos unidos em um só objetivo”, afirmou a fisioterapeuta Edislaine Silva.

O coordenador de Esporte Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Expedito Pereira Santana, disse que o Rondônia Clube Paralimpico desenvolve um excelente trabalho na pessoa do professor Silvio e da fisioterapeuta Edislaine.

“Eles são um marco dentro do nosso estado e vêm desenvolvendo há vários anos. A gente só tem a agradecer e a elogiar, pois são espelho dentro dos nossos jogos”.

O gerente de Educação Física e Esporte e Cultura da Seduc, Ítalo Aguiar, também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo professor Silvio do Carmo. “É pioneiro na modalidade e sempre será referência quando o assunto for paradesporto”.

A médica pediatra, Lidiane Cavalcante da Costa, que acompanhou a delegação de Rondônia nas paralimpíadas, também destacou a importância do trabalho do casal Silvio e Edislaine à frente desse trabalho, que oferece muito mais do que prática esportiva para as pessoas com deficiência, garantindo qualidade de vida e inclusão social.

“O trabalho que eles fazem com essas pessoas é uma transformação de vida, pois muitas vezes a pessoa com deficiência não encontra espaço na sociedade, e acaba se anulando, e isso não acontece no projeto, o que a gente vê é superação”, disse a médica.

O professor Silvio do Carmo agradeceu ao Governo do Estado, que desde 2012 tem sido um parceiro da RCP, custeando as passagens aéreas para a equipe das paralimpíadas. “Esse ano nossa delegação contou com 48 pessoas e todas as passagens foram custeadas pelo Governo do Estado, através da Seduc. Eu só tenho a agradecer pelo apoio”.

Fonte: radio caiari

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: esporteGovernoParalimpíadasRondonia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.