Uma nova tendência entre as famosas é adotar o vegetarianismo, pelo menos em alguns dias da semana, para emagrecer. Algumas são vegetarianas por filosofia de vida, como Yasmin Brunet, mas há outros casos, como o de Bruna Marquezine e Giovanna Lancellotti- que além de serem contra a excessiva matança dos animais- também têm tido uma rotina livre de carnes para emagrecer.
A Luana de a Regra do Jogo afirmou recentemente que cortou 90% da carne vermelha da sua dieta e que emagreceu bastante após a mudança e se sente muito mais disposta. Já Bruna adota uma dieta vegetariana dois dias por semana e garante que perdeu peso e também se sente mais disposta. Quem percebeu os mesmos benefícios foi Julia Konrad, a Ciça de Malhação, que perdeu 4kg nos últimos meses.
A relação do vegetarianismo com o emagrecimento ainda é muito discutida na comunidade médica e entre os nutricionistas. Isto porque há nítidos benefícios em quem adere à dieta, mas há pontos negativos também.
A pessoa geralmente emagrece porque aumenta o consumo de vegetais e fibras, parceiros no aceleramento do metabolismo e são alimentos pouco calóricos.
“Quando a pessoa deixa de comer carne, ela abandona a gordura saturada. Com isso, é possível evitar problemas de saúde graves como doenças cardiovasculares e elevação do colesterol ruim”, explica a nutricionista Renata Miranda, da clínica Benesse.
Porém, há um lado “obscuro” no vegetarianismo quando o assunto é perder peso. Isto porque muitas pessoas substituem a falta de carne, que é uma proteína, pelo excesso de consumo de carboidrato, o que pode fazê-la engordar. Por isso, muito cuidado.
“Acredito que o emagrecimento não está ligado á falta de ingestão de carnes, pois geralmente é uma dieta com menos gordura, mas com excesso de carboidratos. Quem adota por filosofia de vida e faz as devidas substituições ou toma algum tipo de suplemento pode até ter benefícios, mas adotar por moda ou na forma mais restritiva visando o emagrecimento não é vantajoso. Pode ocasionar o efeito sanfona pela dificuldade na hora de substituir os alimentos”, orienta o nutricionista Felipe Monnerat, da De Franco Centro de Estética.
Fonte: Caras