sábado, 17 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Hospital Santa Marcelina recebe ONG Operação Sorriso e faz cirurgias gratuitas de lábios leporinos a partir do dia 7

04/12/2015
in Notícias, Rondônia

Crianças e adultos com lábios leporinos serão atendidos gratuitamente na próxima segunda-feira (7) no Hospital Santa Marcelina e, dois dias depois, se submeterão a cirurgias feitas pela equipe da Operação Sorriso.

Com atuação em 60 países e considerada a maior Organização Não Governamental internacional nessa área, ela vem a Porto Velho com médicos pediatras e cirurgiões, fonoaudiólogos, enfermeiros, anestesistas e até intérprete.

Pela primeira vez, em 2014, a Operação Sorriso firmou parceria com o Hospital Santa Marcelina. “Já atuava nos demais estados e no Distrito Federal”, explicou o coordenador local, enfermeiro Cleumar Nascimento.

Das 110 pessoas consultadas no ano passado, 74 passaram por procedimentos cirúrgicos. A maioria, adultas. O centro cirúrgico tem salas específicas, uma delas para oftalmologia e que ficará disponível durante esse mutirão da próxima semana.

Segundo Nascimento, após a consulta, a equipe faz a seleção técnica e em seguida elabora a lista de pacientes para a cirurgia. “O telefone toca, as pessoas chegam e quando obtêm a confirmação põem fim à ansiedade que é comum nessa situação”, ele comentou.

Segundo o coordenador, parentes e pacientes de outras cidades deverão se encaminhar ao hospital “prontos para se alojar”. Para tanto, o hospital pretende fazer uma campanha de arrecadação de alimentos.

“Manifestamos nossa gratidão ao Governo de Rondônia e ao voluntariado pelo apoio à instituição”, disse a diretora geral do hospital, irmã Lina Maria Ambiel.

LÁBIOS LEPORINOS

Casos de lábios leporinos são mais frequentes em meninos e fissura palatina em meninas. Lábio leporino se caracteriza pela abertura na lateral dos lábios superiores, entre a boca e o nariz, resultado de má formação congênita, com maior incidência decorrente de infecções maternas durante a gravidez: rubéola, toxoplasmose e herpes. É causada ainda por alguns tipos de remédios, uso de álcool, cigarro e/ou outras drogas; deficiências nutricionais, e o próprio fator genético.

A deformação pode comprometer também dentes, gengiva, maxilar superior e o próprio nariz. Em muitos casos, este problema também vem associado à fenda palatina, uma abertura no céu da boca, parcial ou total e que permite a comunicação direta da cavidade oral com o aparelho nasal. Tais anomalias afetam cerca de uma criança a cada 700 gestações.

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: Rondonia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.