Porto Velho, RO – A tabela básica e o regulamento da Copa Verde 2016 foram divulgados nesta terça-feira (8), pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A competição, que começa no dia 6 de fevereiro, com a fase preliminar, terá 18 clubes na briga pelo título, entre eles o Cuiabá, atual campeão. O Rio Branco-AC, representante acreano, tem estreia marcada para o dia 9 de março, contra o Genus-RO, em Rondônia. A partida de volta será dia 16 de março, na Arena da Floresta, na capital acreana.
A Copa Verde será disputada em sistema eliminatório, com todas as fases tendo jogos de ida e volta. Na fase preliminar, quatro clubes jogam, divididos em dois grupos com dois clubes cada. Os vencedores avançam à primeira fase, onde 16 times estão distribuídos em oito grupos de dois clubes cada.
Ao fim da primeira fase, os oito melhores passam para a segunda fase, em quatro grupos com duas equipes cada. Os quatro vencedores avançam as semifinais e os melhores entre os semifinalistas vão à decisão. O campeão da Copa Verde terá vaga garantida na Copa Sul-Americana 2017, com um exceção, segundo o regulamento.
– Exceto se estiver participando da Copa do Brasil de 2017 e venha a se classificar para as oitavas de final desta competição, cujas datas são conflitantes. Neste caso, a vaga na Copa Sul-Americana passará para o clube vice-campeão da Copa Verde de 2016 e assim sucessivamente, se o impasse persistir – diz o texto.
Último encontro
Rio Branco-AC e Genus se encontraram pela última vez no Campeonato Brasileiro 2014. Os dois times estavam no grupo A1 da competição e duelaram em duas oportunidades. No primeiro turno, na Arena da Floresta, na capital do Acre, o Rio Branco venceu por 2 a 0, no dia 17 de agosto. Na partida de volta, dia 6 de setembro, o Genus saiu vitorioso por 1 a 0, no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho.
Fonte: oriobranco