O concurso do Ministério Público de São Paulo, também conhecido como MP-SP, está com inscrições abertas para selecionar 73 novos profissionais para o cargo de Oficial de Promotoria I. Como muitas pessoas ficaram interessadas no processo seletivo, o portal GN Concursos separou algumas questões da última prova para dar um ponta pé inicial nos estudos.
A prova está agendada para o dia 31 de janeiro de 2016. Então, não perca tempo e comece a estudar agora!
*As respostas estão no final da matéria!
Português
1 – Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
I. ________ muitos candidatos para a vaga.
II. ________ dois anos que ela foi embora.
A) Deve haver – Faz
B) Deve haver – Fazem
C) Devem haver – Faz
D) Devem haver – Fazem
Compre aqui: Apostila MP – SP
Compre aqui: Curso Online para Oficial de Promotoria MP – SP
2 – Considere o período abaixo e as afirmações que seguem.
O seu comportamento inadequado, implica a demissão com justa causa.
I. Há um erro de regência verbal.
II. Há um erro na pontuação, a vírgula está empregada incorretamente.
Está correto o que se afirma em:
A) Somente I
B) Somente II
C) I e II
D) Nenhuma
Raciocínio Lógico
3 – Numa fazenda, a principal fonte de renda é o plantio da laranja. A colheita começou na segunda-feira; sabendo que todos os dias são retiradas 10% da produção de laranja existentes naquele dia, podemos dizer que ao final da quinta-feira da mesma semana ainda havia na fazenda:
A) 65,61% da colheita
B) 34,39% da colheita
C) 32,9% da colheita
D) 10% da colheita
4 – Numa fração, o denominador e o numerador são números naturais, e seu produto é 224. Adicionando um ao seu denominador e subtraindo um de seu numerador, os termos desta fração tornam-se iguais. Nestas condições, esta fração é equivalente a:
A) 4/7
B) 17/14
C) 7/8
D) 8/7
Direito penal
5 – A conduta do servidor público que desvia bem público para fins particulares, dele se aproveitando pessoalmente, constitui o crime de:
A) Apropriação indébita.
B) Usurpação de função pública
C) Emprego irregular de verbas ou rendas públicas
D) Peculato
6 – O servidor público que executa ato de ofício contra disposição expressa de lei para satisfazer interesse ou sentimento pessoal pratica o crime de:
A) Concussão
B) Prevaricação
C) Peculato furto
D) Desvio de função
7 – No que se refere às disposições constitucionais relativas aos servidores públicos, podemos afirmar corretamente que:
A) a proibição de acumular cargos públicos remunerados é aplicável apenas aos servidores públicos estatutários, efetivos e estáveis.
B) os servidores públicos fiscais da administração fazendária não dispõem de qualquer precedência sobre os demais setores da administração, pois cada órgão exerce suas atividades nos limites de suas atribuições.
C) a prática de ato de improbidade administrativa pelo servidor público impõe, dentre outras sanções, a perda do cargo público e a obrigação de ressarcimento do erário.
D) é vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para concessão de aposentadoria a servidores públicos, mesmo àqueles que exercem atividade de risco.
Respostas
1 – A
2 – B
3 – A
4 – D
5 – D
6 – B
7 – C
Fonte: Nova Concursos