segunda-feira, 19 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas da Polícia Civil põe fim a ações de quadrilha que agia no Ipem

15/12/2015
in Notícias, Rondônia

ENTREVISTA_POLICIA_CIVIL_OPERAÇÃO_CHECK_AND_BALACE_15122015_FOTOS_MAICONLEMES-4-570x380.jpgNuma operação denominada Check em Balance (Verificação e Equilíbrio), que envolveu 12 equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a Polícia Civil de Rondônia desmantelou nesta terça-feira (15), uma organização criminosa de servidores do Instituto de Pesos e Medidos de Rondônia (Ipem), envolvida em crimes de corrupção ativa que culminou com a suspensão das atividades de pelo menos quatro funcionários públicos de carreira do órgão. No total, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e 10 conduções coercitivas.

Segundo o secretário da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), delegado Antonio Carlos do Reis, o objetivo do governo do estado é de eliminar a má conduta no serviço público, de modo a evitar prejuízos tanto para a administração quanto para a sociedade, na promoção de atos criminosos como este que expõe o serviço público e depõe conta a imagem de Rondônia.

A delegada Aline Neiva Santos, que coordenou a operação, explicou que tudo começou com uma denúncia recebida na Draco em junho deste ano, que indicava a participação de servidores do Ipem, responsáveis pela fiscalização e aferimento das atividades em postos de combustíveis e empresas revendedoras de extintores de incêndio, que, em tese, estariam praticando atos ilícitos, típicos de corrupção.

Aline Neiva explicou que, inicialmente, as investigações se concentraram nos servidores responsáveis pela fiscalização e certificação de bombas de medição de combustíveis e extintores que, conforme foi apurado, utilizavam-se de seus cargos para corromper empresários do ramo de postos e lojas de extintores.

Assim, a pedido da delegada, a Justiça determinou a busca e apreensão nas residências dos servidores e nas sedes das empresas envolvidas, busca coercitiva dos envolvidos e suspensão das funções públicas dos servidores, proibição da aproximação destes da sede do Ipem e das empresas investigadas.

O secretário de Segurança lembrou que a Draco foi criada e dotada dos recursos necessários exatamente para trabalhar na investigação de casos complexos, como os de corrupção, por exemplo, que envolve detalhes e minúcias que dificultam as investigações. Por esse motivo, segundo ele, a delegacia, além das condições convencionais, exige um contingente de policiais especializados e recursos, inclusive tecnológicos, para o trabalho de investigação e solução de casos.

O diretor-geral da Polícia Civil de Rondônia, Elizeu Muller, afirmou que em 2016 a Draco continuará com as atividades com foco em desfazer organizações criminosas.

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: Rondonia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.