segunda-feira, 19 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Investimento na expansão do Laboratório de Fronteira de Guajará-Mirim descentraliza a análise de águas superficiais

15/12/2015
in Notícias, Rondônia

Acordo de cooperação técnica, assinado na semana passada entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) com o Laboratório Central  de Saúde Pública (Lacen), vinculado à Secretaria de Saúde (Sesau), e o município de Guajará-mirim, garante investimentos para reequipar e expandir as atividades do Laboratório de Fronteira (Lafron).

Braço do Lacen na fronteira de Rondônia com a Bolívia, a unidade, responsável atualmente pelas análises microbiológicas apenas locais, passará a desenvolver análises físico-químicas de águas superficiais em toda a região, com área de 1.200 quilômetros de extensão de “fronteira molhada”.

A instalação de novos equipamentos credenciará o Laboratório de Fronteira para atuar, a partir de fevereiro de 2016, no monitoramento, controle e vigilância da qualidade da água dos rios, lagos e igarapés da região

O diretor-geral do Lacen, Luiz Armanini Tagliani, explicou que a instalação de novos equipamentos credenciará o Laboratório de Fronteira para atuar, a partir de fevereiro de 2016, no monitoramento, controle e vigilância da qualidade da água dos rios, lagos e igarapés.

Com a medida, o Governo de Rondônia dá importante passo para a implementação do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA) na região, considerando as características regionais, como clima, usos do solo e usos da água para formar um Banco de Dados de Qualidade de Água, com suas informações integradas ao Sistema Nacional de Informação sobre Recursos Hídricos (SNIRH).

Dessa forma, segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental, Vilson de Sales Machado, Rondônia descentralizará as análises, todos os dados e informações relativas à qualidade da água no estado. A Sedam é responsável pela coordenação do PNQA e a manutenção e o apoio das instituições parceiras, dentre as quais o Lafron-Sesau, Companhia de Abastecimento de Águas e Esgotos de Rondônia  (Caerd), Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM), Sistema de Proteção da Amazônia  (Sipam), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) e Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia  (Agevisa).

As amostras de águas superficiais coletadas para análise serão realizadas com base nas recomendações do PNQA, além do convênio prevê ainda a busca permanente de aperfeiçoamento e capacitação da equipe técnica para que a unidade possa oferecer à população serviços de boa qualidade e promova melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: Rondonia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.