sábado, 5 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Apontado como facilitador de exploração de madeira na Amazônia, Lula depõe em investigação italiana

17/12/2015
in Destaque

lula-fala-sobre-facilitacao-de-exploracao-de-madeira-na-amazonia-para-chineses540x304_47183aicitono_1a6nqpqn61glf1n1u4l1gu6i1ka

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi até Brasília para prestar vários depoimentos à Justiça na quarta-feira (16). Entre as diversas explicações que Lula teve que dar, está um depoimento relacionado à Operação Lava Jato, no qual foi ouvido como testemunha.

Também hoje, segundo a Folha de São Paulo, Lula foi ouvido em uma ação da Justiça italiana sobre a sua relação com o empresário Valter Lavitola, ligado ao ex-ministro italiano Silvio Berlusconi, que renunciou ao cargo em novembro de 2011. A assessoria de imprensa do Instituto Lula confirmou a informação ao jornal O Globo.

O pedido é para que Lula se explicasse é baseado em uma mensagem trocada entre Lavitola e Berlusconi, onde Lula é citado como “facilitador” de negociações de uma concessão para explorar madeira na Amazônia. Além das tratativas sobre a concessão de exploração de madeira na Amazônia, o MP da Itália quer entender qual foi o grau de influência de Lula em uma disputa que teria havido entre a empresa de Valter Lavitola e compradores chineses.

Em setembro deste ano, o Ministério Público italiano enviou uma carta rogatória ao MP brasileiro pedindo que o ex-presidente fosse ouvido sobre sua relação com o empresário italiano, apontado como operador dos negócios de Berlusconi. Em seguida, a correspondência foi enviada à Procuradoria-Geral da República (PGR).

O empresário já admitiu às autoridades de seu país que Lula atuou em seu favor, mas que o ex-presidente já havia deixado o cargo em 2011, já não teria o feito naquele momento específico.

Dossiê China

Em 2011, o jornalista Alan Alex revelou um complexo golpe que teria sido aplicado em Rondônia por uma holding chinesa chamada Sustainable Forest Holdings Limited, ou Susfor. Essa empresa teria ganho o contrato para extração de madeira das áreas que seriam alagadas pelas usinas e de posse dessa garantia arrecadou milhões de dólares na bolsa de valores de Hong Kong. A Susfor nunca tirou um palito de dentes sequer dessas áreas e gerou um problemão para as usinas, que tiveram que dar fim na madeira na última hora. Milhares de toras foram enterradas, para se ter uma idéia.

O “rolo” envolveu ainda alguns deputados estaduais que na época criaram a “CPI das Usinas”. O empresário Luiz Carlos Tremonte, que era proprietário da empresa VP Construções, com sede em São Paulo, que foi vendida para a Susfor (que ele afirma não ter recebido) e detinha o contrato para retirada de toda a madeira das áreas que foram alagadas pelas usinas. Ele foi o responsável por revelar todo o esquema em 2011 e acusou o então deputado Tiziu Jidalias de ter recebido R$ 1 milhão para “deixar a coisa quieta”. Tiziu negou, Tremonte rebateu e não se falou mais no assunto.

Acontece que Tremonte também havia encaminhado denúncia para órgãos como Polícia Federal e Ministério Público Federal que passaram a investigar o esquema. A operação também investiga envio de recursos para o exterior (evasão de divisas) e lavagem de dinheiro, cujos recursos teriam financiado campanhas eleitorais em Rondônia.

Fonte: Jornal Rondônia Vip

Tags: Lula

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.