sábado, 10 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Ariquemes possui o hectare produtivo mais valorizado do Brasil

21/12/2015
in Ariquemes, Destaque

bois.jpg

Além de ter se destacado em nível nacional com a gestão previdenciária e na Região Norte com desenvolvimento municipal, Ariquemes está em primeira colocação em valorização de hectares produtivos em todo o Brasil.

Índices de vários institutos e mecanismos de aferição de avanços nas cidades brasileiras têm destacado Ariquemes em vários aspectos. O município está em primeiro lugar no Estado de Rondônia e em terceiro em toda Região Norte do País no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), foi destacado como referência nacional em gestão previdenciária pela Revista RPPS do Brasil e recentemente, em publicação do jornal O Estado de São Paulo, do último dia 14 de dezembro, Ariquemes é apontada com o hectare produtivo mais valorizado do País.

O município de Ariquemes contraria a falta de confiança que gira em torno do cenário econômico do País, onde a Informa Economics FNP, empresa de consultoria em agronegócios, aponta que as terras em Ariquemes subiram 37,5% este ano e 214% no acumulado dos últimos 36 meses. Em segundo lugar que mais se valorizaram neste ano, vem Porto Alegre (RS), com 31% e em terceiro vem Passo Fundo (RS) – 23,1%.

Lorival Amorim
Prefeito Lorival Amorim

Conforme o prefeito municipal de Ariquemes, Lorival Amorim, estes números vão de encontro as políticas públicas aplicadas na valorização do setor produtivo, onde a Prefeitura de Ariquemes, tem investido e unido forças junto aos produtores para avançar e atingir novos patamares de sustentabilidade. “Os avanços ora conquistados são frutos de um trabalho em conjunto e histórico de toda a sociedade, que conta também com o apoio constante do poder público, que busca contribuir para uma melhora na qualidade de vida de seu povo, consequentemente conquistamos estes índices nacionais”, frisa.

Ariquemes é a terceira maior cidade do Estado de Rondônia, com mais de 100 mil habitantes e para alavancar estes índices, o município se desponta com a pecuária, possuindo 431.871 cabeças de gado bovino, seguido ainda do cultivo das culturas como café, guaraná, cacau e cereias, pescado, entre outras.

O jornal O Estado de São Paulo destaca ainda o planejamento do centro urbano da cidade, que também abriga o maior polo universitário do Estado.

Gestão Previdenciária
A Revista RPPS do Brasil apontou o Instituto de Previdência Municipal de Ariquemes (IPEMA), como referência em gestão previdenciária do País. Em detalhes apontados pela revista, a gestão da previdência municipal ganha destaque pela eficiência e transparência nos seus atos, por onde gere as aposentadorias, auxílios e pensões, oportunizando aos servidores efetivos uma cobertura previdenciária de qualidade e aos 2.180 segurados ativos, 117 aposentados e 103 pensionistas.

Desenvolvimento Municipal
O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que é estudo do Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) atribuiu a primeira colocação ao município no Estado de Rondônia. Este índice acompanha os municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Nos sete estados da Região Norte do Brasil, Ariquemes vem em terceira colocação, ficando atrás apenas de duas cidades do Estado de Tocantins, sendo Araguaína, que está em primeiro e Palmas, que vem em segundo.

Foto Centro de Ariquemes - Fonte Drone Ariquemes.jpg

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AriquemesLorival Amorim

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.