terça-feira, 13 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Doutor Saúde: Informação contra a microcefalia

11/01/2016
in Brasil, Saúde

RTEmagicC_6f47d5051b.jpg

Desde que se descobriu a relação entre o zika vírus e o surgimento de casos de microcefalia, muitas mães ficaram apavoradas com a possibilidade. A neuropediatra do Hapvida Saúde Margarida Medeiros esclarece que o receio se justifica na medida em que a microcefalia impacta no desenvolvimento da criança. A especialista explica que não existe uma cura  para a microcefalia, mas a prevenção e os tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida dessas crianças.

Além da infecção com o zika vírus, quais são as causas da microcefalia?

A microcefalia é uma condição neurológica incomum, onde  a cabeça e o cérebro da criança são menores que a de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia, geralmente, é diagnosticada no início da vida. Existem várias infecções e síndromes que podem causar a microcefalia, como rubéola, toxoplasmose e citomegalovírus. A redução do oxigênio para o cérebro fetal e algumas complicações na gravidez ou parto podem diminuir a oxigenação para o cérebro do bebê, além disso, a exposição às drogas, álcool e certos produtos químicos na gravidez também podem concorrer para o quadro. Vale salientar que a desnutrição grave também. Algumas síndromes genéticas, podem impedir o  desenvolvimento normal do cérebro de uma criança.

É possível tratar o problema? De que forma?

O tratamento neste caso é preventivo, como fazer o pré-natal e evitar se expor aos fatores de risco. Uma vez identificado o quadro de microcefalia, o tratamento é de suporte, como medicação para as convulsões e tratamento multidisciplinar (fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia). O diagnóstico é realizado através do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. O médico irá colocar uma fita métrica em torno da cabeça e medir seu tamanho. Será feita nos primeiros anos de vida e comparadas com uma tabela padronizada.

 O pré-natal possibilita identificar a síndrome?

 Através da medida do diâmetro do crânio, no exame de ultrassonografia realizado de rotina, é possível detectar se há suspeita de microcéfalos. Caso esta medida esteja abaixo da considerada normal em cada fase do desenvolvimento morfológico, o especialista irá identificar.O profissional  pode solicitar ainda exames diversos como: exames de sangue para ajudar a determinar a causa da microcefalia, tomografia computadorizada, ressonância magnética.

As crianças que nascem com microcefalia terão sempre problema no desenvolvimento? Por quê?

A microcefalia indica que não houve um desenvolvimento  normal do cérebro. Em graus variados pode haver retardo do desenvolvimento motor, bem como do cognitivo e linguagem. Por existir atrofia do córtex cerebral, muitas funções  podem ser acometidas. É importante frisar que nem toda crianças com microcefalia apresentará problemas de aprendizado.

Fonte: correio24horas

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: microcefalia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.