Uma suspeita muito grave associaproblemas de visão com bebês recém-nascidos ao zika vírus. A revista científicaThe Lancet divulgou nesta quarta-feira (7) um relato sobre esses fatos. Os responsáveis pela descoberta foram os cientistas do Hospital dos Olhos (PE) e da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).
Zika no Brasil
De acordo com estatísticas do Ministro da Saúde, o país tem vários casos de microcefalia. Segundo informações divulgadas no dia 2 de janeiro, serão 3.174 casos, e as ocorrências se deram em 21 estados brasileiros.
Os problemas vão além; o vírus zika no início da gestação pode causar problemas cerebrais em recém nascidos, mas os cientistas continuam pesquisando a relação zika e microcefalia. Rubens Belfort Júnior (professor da Unifesp) informou a BBC Brasil que os exames mostram diferentes aspectos das lesões e as mesmas são diferentes das geradas por problemas infecciosos.
Testes são feitos nas mães dos bebês para verificar se elas possuem problemas de vista e a relação com o bebê. Belfort disse que procuram conhecer melhor a microcefalia para poderem repassar as informações para as gestantes. Para o médico, é uma doença impactante e destruidora.
O oftalmologista Belfort relatou casos de recém-nascidos com microcefalia e foram verificados problemas relacionados com a pigmentação da retina e atrofiamento da corióide (responsável pela assimilação da luz) e do nervo óptico (que pode gerar deficiência visual).
O professor Rubens disse que, tendo enviado o relato para a revista científica no início das observações, verifica que atualmente há em torno de 100 bebês e mães analisados e a conclusão foi igual, nos estados de Pernambuco e Bahia.
Os Casos
Uma nova descoberta é que recém-nascidos sem microcefalia estão com deficiência de visão.
Há relatos em bebês com deficiência na retina e no sistema nervoso. O Brasil é o único que faz a associação do zika com a microcefalia em crianças. Nas revistas científicas não constam informações sobre a doença, causas e efeitos.
Após os bebês nascerem com a doença da microcefalia, é difícil descobrir se há a relação com o zika. De acordo com os cientistas, os exames oftalmológicos nos recém-nascidos podem ajudar nas descobertas e informações.
Fonte: Paulo Junior