quinta-feira, 15 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Garimpo ilegal passa por limpeza após desocupação em Mato Grosso

19/01/2016
in Mato Grosso

garimpociopaer3

O garimpo ilegal da Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, a 487 km de Cuiabá, passa por uma força-tarefa de limpeza para retirada de lonas, barracas, equipamentos, utensílios e outros materiais deixados pelos garimpeiros que saíram do local de forma pacífica. A área foi desocupada nesta segunda-feira (18), um dia antes do que estava previsto no cronograma da operação.

novogarimpo620x465_2_L5XI4l4

Segundo o comandante da Polícia Militar, coronel Alberto Neves, a previsão é que a área seja totalmente limpa para que a partir de quarta-feira (20) 150 homens da Força Nacional e Exército passem a fazer a vigilância e monitoramento da Serra da Borda.

Os garimpeiros deixaram barracas, lonas, e até um freezer nos acampamentos improvisados. Os policiais encontraram muitas garrafas plásticas acumuladas, vasilhas, além de lixo e restos de comida abandonados pelos garimpeiros.

A Prefeitura de Pontes e Lacerda informou que auxilia os policiais na limpeza da área desde segunda-feira e prossegue o trabalho nesta terça-feira (19). Aproximadamente 20 homens da prefeitura fazem o trabalho de operar máquinas e serviço braçal de limpeza da Serra da Borda.

Dois caminhões e uma máquina foram enviados ao local. A prefeitura calcula que a limpeza será feita, de forma eficaz, até quinta-feira (21). Todo o material retirado da Serra da Borda deverá ser levado ao aterro municipal.

novogarimpo620x465_4

A Força Nacional de Segurança deverá permanecer por até 30 dias na região do garimpo ilegal explorado na Serra da Borda. O prazo foi determinado pelo Ministério da Justiça, que publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira designando o uso da força para ocumprimento da decisão judicial de desocupação e isolamento da área. Embora publicada nesta segunda-feira, a portaria foi assinada no último dia 15.

O isolamento deverá durar até que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) emite autorizações de exploração mineral e pesquisa no local.

O garimpo
A região da Serra da Borda começou a ser explorada ilegalmente em setembro de 2015. Logo, a Justiça Federal determinou a retirada dos garimpeiros, o que foi cumprido por uma operação policial. Entretanto, como o local ficou aberto e sem controle nos arredores, os garimpeiros voltaram à região e, nesta segunda ocupação, o número de pessoas no garimpo chegou a cerca de dois mil.

garimpociopaer2

A nova desocupação foi determinada pela Justiça Federal e, por determinação dela, o estado de Mato Grosso e a União elaboraram um plano de ação para a desocupação e o isolamento do local do garimpo, de modo a assegurar que ele não volte a ser explorado. O cronograma de ação está sendo executado desde a semana passada; conforme o planejamento, a área do garimpo deverá estar totalmente desocupada até esta terça-feira. Entretanto, já no último domingo as patrulhas policiais verificaram poucas pessoas no garimpo.

Fonte: G1

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: Garimpomato grossoPontes e Lacerda

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.