A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Meio Ambiente (Sema) juntamente com agentes da Funasa realizou nesta segunda-feira (25) uma reunião para formação dos grupos que farão parte do mutirão ao combate ao Aedes Aegypti com os ACS e ACE em campo inicialmente nos setores 1 e 3, com início na tarde desta segunda-feira. os agentes de saúde também realizarão a divulgação da coleta seletiva de lixo seco que terá início a partir do dia 1º de fevereiro. No setor 1 a coleta será nas segundas-feiras e setor 3 às quartas-feiras.
O trabalho será estendido no restante da cidade pelos agentes municipais conforme o resultado nos setores 1 e 3.
De acordo com o setor da Atenção Básica, o trabalho será realizado por meio de orientações e checagem nas casas, além da aplicação de larvicida, como atividades educativas e de controle do mosquito. Até 90% do foco de dengue é encontrado nas residências e por isso a importância de cada cidadão fazer a sua parte, separando o lixo molhado do lixo seco.
Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes…) e outros resíduos de limpeza.
É importante que os resíduos orgânicos (molhados) não sejam misturados com outros tipos de resíduos.
As formas mais comuns de coleta seletiva hoje são a coleta porta-a-porta e a coleta por Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). A coleta porta-a-porta pode ser realizada tanto pelo prestador do serviço público de limpeza e manejo dos resíduos sólidos (público ou privado) quanto por associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. É o tipo de coleta em que um caminhão ou outro veículo passa em frente às residências e comércios recolhendo os resíduos que foram separados pela população.
Já os pontos de entrega voluntária consistem em locais situados estrategicamente próximos de um conjunto de residências ou instituições para entrega dos resíduos segregados e posterior coleta pelo poder público.
Todos nós somos os responsáveis pelo lixo que produzimos!
Fonte: Assessoria