A verdade é absoluta. Ela não é relativa, aberta à discussão, uma questão de opinião, sujeito a interpretação, ou de preferências pessoais. A verdade é um fato decidido. Ela não muda com o tempo, nem varia com as tendências, e nem reconhece diferentes culturas e circunstâncias. A verdade não é encontrada em sessões de sensitividade, pesquisas de opiniões públicas, debates políticos ou simpósios educacionais.
A verdade é uma escolha, decisão ou comando soberano de Jeová com relação a qualquer assunto!
Porque Salomão escreveu Provérbios (Pv 22:20)? Para fazer com que o seu leitor conhecesse a exatidão das palavras da verdade, para que pudesse ensinar a outros! Porque Deus deu a Bíblia? Pela mesmíssima razão (Ml 2:7; IITm 3:16-17)! A absoluta verdade está aqui! A verdade é objetiva, identificável e comunicável. Ela pode ser estudada, aprendida e repetida para os outros.
O homem é confundido porque o seu coração é desesperado e enganosamente perverso (Jr 17:9-10; Rm 3:9-18). Como o homem rejeitou a verdade pela criação, Deus retirou a habilidade dele de reconhecer o óbvio (Rm 1:18-32; Is 44:20). Portanto, o homem cria as suas próprias regras daquilo que é certo ou errado para justificar e defender suas concupiscências abjetas (Sl 36:1-2; Lc 16:15; Ef 4:17-19).
Esta geração é a mais confusa de todas! Educação compulsória e várias mídias de som, impressos e vídeo forçam o mundo inteiro a ouvir a depravação dos pensadores educados, que mostra a depravação humana a novas profundidades. Deus tem amaldiçoado os esforços educacionais dos homens, e a maldição Dele é evidente no caos do pensamento corrente (ICo 1:19-20; 3:19-20; ITm 6:20).
O agricultor educado em casa, que conhecia a Deus pela sua Bíblia e que trabalhava com a criação a cada dia, foi trocado pelo “yuppie”, educado por evolucionistas, socialistas que odeiam a Deus e entretido por prostitutos, e palhaços anárquicos. A América está chegando ao fim (literalmente) de uma experiência social que está trazendo a total confusão e depravação moral. Eles chamam adultério de caso, sodomia de “gay”, fornicação de festa, e crianças endiabradas como tendo desordem de atenção ou distúrbio de déficit de atenção.
O homem está mais confuso hoje do que o seu imaginário homem ancestral das cavernas. Ele pensa como um macaco, cruza com uma “potranca” como um cavalo, come como um porco, mata crianças em gestação como a avestruz, repete o que é ensinado como um papagaio, ri das comédias idióticas como uma hiena, se movimenta para a música como uma galinha e dança como um babuíno. Ele rejeita a punição física e a capital, enquanto aborta bebês e assiste a “Texas Chainsaw Massacre” (“O Massacre da Serra de Corrente do Texas”). Ele ridiculariza os pregadores ”linha-dura” da Bíblia, enquanto massacram qualquer um que até questiona o evolucionismo.
Mas existe uma verdade absoluta no universo, e esses animais confusos que acabamos de descrever nunca encontrarão nada dela. Salomão tinha a verdade e a deu ao seu filho e aos leitores dos seus provérbios. A Bíblia é a verdade e qualquer um disposto a tremer diante dela e do seu Autor, encontrará conhecimento e entendimento absoluto. A verdade existe; ela deve ser ensinada, e precisa ser defendida.
Jesus disse, “a tua palavra é a verdade.” (Jo 17:17). Pedro afirmou que a Bíblia era mais certa do que a voz de Deus vinda dos céus (IIPe 1:16-21). Isaías escreveu que qualquer idéia contrária às Escrituras provará a total escuridão (Is 8:20). Davi exaltou a palavra de Deus em todos os assuntos, e ele odiava qualquer opinião contrária (Sl 119:128). Paulo afirmou que a ciência do mundo não é ciência verdadeira e que todas as coisas deveriam ser provadas, fossem elas boas ou ruins (ITm 6:20; ITs 5:21).
Porque o homem natural é um escravo do diabo, que é o pai das mentiras, eles não tem qualquer interesse pela verdade (Jo 8:44-45).
Jesus sabia que poderia reunir multidões maiores com mentiras. Mas Ele é a verdade e, por isso, Ele apresentou a verdade com tanta autoridade e clareza que as pessoas ficavam atônitas com a Sua superioridade em relação aos seus efeminados e ignorantes doutores (Mt 7:28-29).
Os apóstolos não pregavam fábulas. Eles trouxeram a verdade absoluta, conhecida com a fé dos eleitos de Deus (Lc 1:1-4; Tt 1:1). Eles rejeitaram a eloquência para impedir que as pessoas do mundo entendessem ou cressem na verdade pela maneira que ela era apresentada (ICo 2:1-5). Eles foram testemunha da ressureição de Jesus Cristo, que provou a Sua ressureição com muitas provas infalíveis (At 1:3,22; ICo 15:3-8). Eles ensinaram este fato e a Bíblia toda como a verdade absoluta.
Adultério é uma ofensa digna de morte, como também a sodomia; mas este último é uma perversão abominável e não natural. Aborto é assassinato de criança e a desordem por déficit de atenção ou distúrbio de déficit de atenção poderia facilmente ser resolvida pela restauração da surra. Um homem e uma mulher em um casamento é a única base para o sexo e para a unidade fundamental da sociedade. As mulheres devem obedecer e reverenciar os seus maridos e não são permitidas a falar na igreja. Estes fatos e mais milhares de outros semelhantes a eles são a verdade absoluta, pois são as declarações e os comandos do soberano SENHOR.
Toda palavra de Deus é pura (Pv 30:5). As únicas palavras salutares no mundo foram as proferidas pelo Senhor Jesus Cristo (ITm 6:3). Cada leitor deveria saber como dar respostas da verdade para aqueles que podem lhe perguntar (IPe 3:15), e é o dever dos verdadeiros santos para contender de modo ardente pela fé – a verdade absoluta – entregue uma vez aos santos (Jd 1:3). As opiniões de todos os homens – salvos ou não salvos – não tem valor algum. Você precisa dar respostas bíblicas para todas as perguntas.
Deus busca os verdadeiros adoradores, que O adorarão em espírito e em Verdade (Jo 4:23-24). Não há nada para debater, discutir, inventar ou modificar. Ele revelou Sua perfeita vontade para o homem conhecer e praticar, e para esta revelação você deve buscar com todo o seu coração (Dt 4:5-10; 6:24-25; 29:29; 32:46-47). Qualquer pessoa falando de outro modo deve ser excluída da sua companhia e da sua igreja (Pv 9:6; Dt 13:6-18; Sl 101:3; Rm 16:17-18; Ef 5:11; IITs 2:15; 3:6,14; ITm 6:3-5; IITm 3:1-5; Tt 3:10-11).
Busque respostas bíblicas para todos os seus questionamentos e não aceite nada abaixo disso. Exalte os preceitos revelados de Deus e odeie os caminhos falsos (Sl 119:128). As opiniões de qualquer homem ou de todos os homens se resumem na mesma – confusão! Dê respostas bíblicas a qualquer questionamento dos outros. Que as suas palavras seja as certas palavras da verdade. Defenda seriamente a verdade a todo o tempo.