domingo, 11 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Para manter Neymar e Messi, Barça terá que dispensar outras estrelas ou faturar mais

28/01/2016
in Esportes, Famosos e Variedades

622_85d00aa9-6f35-336c-ba75-5b5933bc6f11

Se não achar a fórmula mágica para gerar ainda mais receitas, o Barcelona terá um grande dilema a resolver: manter a dupla Messi-Neymar ou ter um elenco tão estrelado quanto o que já tem?

E quem escancara esse problema a se resolver é a matemática. Hoje, o Barcelona já tem 69% de suas receitas comprometidas com o pagamento de salários. Está no limite do que é estabelecido pela lei do Fair Play financeiro da Uefa, a lei de responsabilidade fiscal que basicamente proíbe que os clubes gastem mais do que arrecadam na temporada – o máximo permitido é de 70%.

Na última temporada, o clube declarou salários de 200 milhões de euros. E esse valor é mais que duplicado quando considerado todas as obrigações que o clube tem com impostos. No total, segundo balanço do time, foram 419 milhões de euros investidos nisso. Ou 69% do faturamento histórico de 608 milhões.

A partir da próxima temporada, porém, este número salarial vai estourar. A começar por conta de Lionel Messi. O argentino tem uma cláusula em seu contrato que aumenta automaticamente o seu salário de 23 para 39,4 milhões de euros líquidos a partir de julho.

Para piorar a situação, Neymar vem sendo sondado por vários clubes, incluindo o arquirrival Real Madrid. Para renovar o contrato de seu outro astro, o Barcelona terá que desembolsar mais uma enorme quantia de dinheiro. Na Espanha, especula-se que o brasileiro esteja pleiteando um aumento de 10 para 23 milhões de euros anuais.

Ainda há um agravante a mais neste caso todo. A relação entre salário e receita é feita a partir da última temporada, que teve um recorde histórico de faturamento, com a conquista de todos os principais campeonatos. Para o próximo ano, esse número tem boas chances de diminuir.

E não é só com a Uefa que o Barcelona tem que se preocupar. O próprio clube tem um dispositivo em seu estatuto que prevê que o presidente possa ser destituído se não conseguir equilibrar as contas.

Por isso tudo, o clube já tem sido muito mais cauteloso na hora de contratar novos jogadores. E vai buscando a sua própria fórmula secreta para explodir o patrocínio. A ideia é de que o fautramento atinja em um futuro próximo o impressionante número de um bilhão de euros. E um dos segredos disso é a renegociação do patrocínio com a Qatar Airways.

Os valores especulados nas negociações chegam a 240 milhões por quatro temporadas. Vale lembrar que, até 2011, o clube nunca havia tido patrocínio em sua camisa. E considerava isso uma tradição tão grande que teve que mudar o estatuto para poder liberar a estampa de uma marca em sua camisa.

Mas se essa fórmula secreta de aumentar o faturamento não der certo imediatamente, a chance de vermos grandes nomes deixando o clube na próxima temporada é grande.

Veja como são os salários líquidos do Barcelona hoje

Jogador Salário (em milhões de euros)
Lionel Messi 21,2
Neymar 10
Luis Suárez 10
Andres Iniesta 7,5
Ivan Rakitic 6,5
Sergio Busquets 6
Dani Alves 6
Gerard Piqué 5,8
Javier Mascherano 5,5
Jordi Alba 4
Arda Turan 4
Claudio Bravo 3,5
Thomas Vermaelen 3,5
Ter Stegen 3
Jeremy Mathieu 3
Adriano 2,5
Aleix Vidal 2,5
Rafinha 2
Marc Bartra 2
Sergi Roberto 1,5
Douglas 1,5
Jordi Masip 1
Munir 1
Sandro 1

Fonte: Sportyou

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: BArcelonaMessiNeymar

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.