A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), para diminuir o número de materiais recicláveis que são descartados na natureza inicia, no dia 1º de fevereiro o sistema de coleta seletiva de lixo seco, que ocorrerá no setor 1 nas segundas-feiras e setor 3 às quartas-feiras, das 8 horas às 13 horas. O trabalho será estendido no restante da cidade pelos agentes municipais conforme cronograma.
A coleta inicialmente nestes setores será feita uma vez por semana e será disponibilizado para cada residência um saco de lixo na cor verde, para que seja colocado o lixo seco. O caminhão da coleta seletiva passará uma vez por semana recolhendo o saco com materiais recicláveis. O caminhão que coletará o lixo normal continuará passando nas casas, normalmente.
Segundo o engenheiro ambiental Glauco kozerski, da (Sema), a iniciativa visa remover do lixo os materiais que podem ser reaproveitados. “A separação do lixo seco facilitará o melhor aproveitamento dos materiais, o que irá ocasionar a diminuição do lixo total, aumentando a vida útil do aterro sanitário, e assim ajudará a preservar o meio ambiente”, enfatizou o engenheiro.
O processo de coleta seletiva trabalha com a conscientização quanto a separação do lixo seco que compreendem em (compostos, principalmente, por metais -como aço e alumínio- papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro) e molhado, formado por materiais orgânicos e não recicláveis (cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida). ” Na área rural isso já acontece normalmente pois separam o lixo molhado, como restos de comida, e dão para as galinhas, porcos. Agora na área urbana isso não ocorre. Queremos difundir isso na cidade”, expôs.
Esta semana, os agentes de saúde já iniciaram o trabalho de divulgação e entrega das sacolas verdes para a posterior coleta seletiva. Além deste trabalho, os agentes realizam um mutirão de checagem de focos de dengue em residências.
Fonte:Comunicação PMA