As instituições que compõem a rede municipal de ensino da área urbana e rural de Ariquemes iniciaram o ano letivo nesta segunda-feira (01), de fevereiro. A Secretaria Municipal de Educação (Semed), ao todo disponibilizou 2.500 vagas para novos alunos. As re matrículas para os cerca de 13 mil alunos encerraram no final de janeiro. Além disso, a chamada visa assegurar o acesso e a permanência dos alunos nas unidades públicas que oferecerão os Ensinos Fundamental e Médio em 2016.
Além disso, na última semana, ocorreu a vistoria da frota de ônibus escolares. Os mais de 60 veículos escolares do Município de passaram por vistoria através do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) juntamente com o Ministério Público. A equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), acompanhou todo o processo, e, contudo reuniu-se com os motoristas dos ônibus que fazem as linhas das áreas rural e urbana.
A reunião teve como objetivo, discutir sobre as melhorias e aprimoramentos no transporte escolar. O encontro também serviu para fazer uma avaliação do transporte escolar na zona rural e urbana, ouvir os anseios dos motoristas para mais um ano letivo, além de informativo das normas e condutas a serem adotadas para manter a segurança de todos os alunos. ” Até agora não tivemos nenhum problema sério com relação a responsabilidade de cada um ao transportar vidas. Agradeço a colaboração de todos os motoristas que tem feito um trabalho importante para com a segurança de nossas crianças tomando os devidos cuidados determinados pelas normas de procedimentos de segurança”, expôs a secretária de Educação, Débora Raposo.
na vistoria, foram checados itens como pneus, freios, cintos de segurança, tacógrafo, bem como toda a parte elétrica, direção, layout e o estado de conservação dos veículos. A fiscalização é determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O município é o único atualmente a possuir 100% de frota própria de veículos para o transporte escolar.
Fonte: Comunicação PMA