A Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), de Ariquemes por meio da equipe do setor de epidemiologia e servidores da Funasa, vem realizando ações de combate ao Aedes Aegypti, um mutirão de conscientização e à procura de focos nas residências e regiões da cidade. Ma última semana, o trabalho já foi realizado nos setores 1 e 3, e nesta terça prossegue para o Bairro Mutirão, setor 9, setor 12, Cemitério São Sebastião e Zona Sul.
A Secretaria Municipal de Educação (Semded) disponibilizou o transporte para os agentes de saúde que trabalham intensamente no combate à erradicação do mosquito transmissor da Dengue e Chicungunya, e Zica Vírus.
O trabalho em conjunto dos profissionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), agentes comunitários de saúde e demais profissionais envolvidos com ao Setor de Epidemiologia de Ariquemes, vem para conscientizar a população quanto aos cuidados para eliminar as larvas do mosquito.
Conforme informações da Funasa, muitos focos das larvas são encontrados nos lixos residenciais. Durante todas as ações de combate a dengue, nos imóveis que tiverem foco do mosquito será realizada uma notificação, e um agente voltará a fazer uma visita, e caso ainda seja encontrado foco do mosquito, o agente aplicará uma multa que pode variar de 1 a 40 UFIR – Unidade de Referência Fiscal .
De acordo com o setor da Atenção Básica, o trabalho será realizado por meio de orientações e checagem nas casas, além da aplicação de larvicida, como atividades educativas e de controle do mosquito. Até 90% do foco de dengue é encontrado nas residências e por isso a importância de cada cidadão fazer a sua parte, separando o lixo molhado do lixo seco.
Fonte: Comunicação PMA