A Senhor Sabedoria promete amar aqueles que a amam e promete ser facilmente encontrada por aqueles que a buscam cedo. Se você ama a sabedoria ela, em troca, o amará e abençoará a sua vida. Se você busca por sabedoria, você a encontrará facilmente, considerando que ela não está longe de ninguém (Pv 1:20-23; Pv 8:1-5). Qual é o seu problema? Ame a sabedoria e procure por ela agora!
Como em grande parte dos capítulos 8 e 9 Salomão personifica a sabedoria como uma mulher que oferece afeição e amizade aos homens. Em contraste com a Senhora Sabedoria, Salomão cria uma imagem poderosa das duas mulheres que buscam as almas dos homens. Compare: (Pv 9:4) e (Pv 9:16) Veja o convite idêntico de companheirismo, mas conduzindo a resultados bem diferentes.
A Senhor Sabedoria neste contexto se coloca à disposição de todos que a amem e a busquem. O que é a sabedoria? É o poder de julgar direito! Qual é a sua base? É o temor do Senhor! Onde é que a sabedoria é mais bem definida e explicada? É na palavra de Deus! Se o homem ama as Escrituras e cedo a busca, ele certamente irá encontrar conhecimento e entendimento.
A Senhor Sabedoria não deve a sua afeição ou benção a homem algum. Desde que os homens rejeitaram a sabedoria no Jardim do Éden, eles não têm nenhuma habilidade ou direito de ter sabedoria, e as opiniões asininas que agora reina entre os homens educados em todos os assuntos, provam o grau de depravação deles. Temos aqui um oferecimento, uma oferta sincera; mas essa oferta só pode ser reconhecida e obedecida por santos regenerados.
Leitor, o que é que você ama? O que você ama corresponde seu amor sempre e fielmente? Quão recompensador é o seu retorno amoroso? E isso o preservará tanto em vida quanto na eternidade? O amor com a Senhora
Sabedoria é o seu segredo de sucesso aqui e no depois! Porque você amaria ou buscaria qualquer outra coisa? O nosso irmão Paulo considerava tudo como perda e estrume em comparação com a sabedoria divina, o que é mais completamente expressa no conhecimento de Cristo Jesus, o Senhor.
A sabedoria exige que você a ame. Homens sábios se separarão das buscas loucas da vida para se concentrar em adquirir sabedoria (Pv 18:1). A não ser que você tenha uma grande paixão pela sabedoria, você a procurará em vão (Pv 2:1-5). Davi disse, “Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia!” (Sl 119:97). Qualquer coisa abaixo disso não funcionará. Se você negligencia e despreza a sabedoria, é porque você ama a morte, pois esta é a conseqüência certa (Pv 8:36).
A sabedoria exige que você a busque cedo. Isto quer dizer, cedo em sua vida, antes que você aprenda muito da loucura da vida e bagunce a sua vida com a sua própria loucura. Salomão escreveu, “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade” (Ec 12:1). A infância e a juventude são vaidades e por isso é o melhor tempo para rejeitar a loucura e buscar a sabedoria (Ec 11:10).