Se você fosse o titular do melhor time do mundo, maior jogador do seu país na atualidade e estivesse montado em dinheiro para fazer o que quiser da vida. Ia querer largar os títulos e os prêmios para tentar a sorte em outro lugar, ou ficaria no mesmo clube para encerrar a carreira com incontáveis taças e prêmios individuais?
Para Neymar, o mundo não é o bastante. Ele é um dos três principais jogadores do Barcelona, ao lado de Messi e Suárez. Mas por alguma razão, ser coadjuvante deste time incrível parece pouco para o brasileiro. Ele pode estar longe de ser tão decisivo como Messi, mas será mesmo que Neymar merece ficar à sombra do argentino até que o camisa 10 decida se aposentar ou procurar outro rumo?
Ano após ano, especulações estelares chacoalham o mundo do futebol. Craques são cotados em outros clubes, tudo para movimentar o noticiário mundial. A bola da vez parece ser Neymar, que é apontado para deixar o Barcelona no futuro. Mas quem poderia pagar por ele?
Manchester United e Real Madrid são os favoritos, mas dentro do cenário atual, parece loucura imaginar que Neymar troque o Barça por um deles, por todos os motivos apresentados na abertura deste texto. Mas o que seria do futebol sem um pouco de imaginação? Vamos pensar um pouco. Como poderia ser a vida de Neymar fora do Camp Nou? Trabalhemos com essas duas hipóteses de United e Real, acrescentando também uma proposta do Paris Saint-Germain e do Manchester City.
Neymar no Manchester United:
O atacante chegaria para desbancar o promissor holandês Memphis Depay e fazer dupla com Wayne Rooney. O United tem um timaço, mas se até a chegada de Neymar estiver com Louis Van Gaal no banco, a garantia é que a tal “ousadia” do brasileiro fique escondida. Ele vai para ganhar um salário ainda maior do que o do Barça e certamente será protagonista. Entretanto, deve se contentar com os Red Devils lutando apenas pelas posições intermediárias, não exatamente pelo título. Parece difícil imaginar este time de Van Gaal com a faca entre os dentes para ser campeão. Dinheiro e protagonismo: OK / Títulos e reconhecimento: talvez não, um pouco difícil.
Neymar no Real Madrid:
Só o fato de chegar no Santiago Bernabéu já deve ser por si só um recorde de transferências, obliterando o valor pago por Cristiano Ronaldo e Gareth Bale no passado. Se Neymar for o substituto de Karim Benzema neste esquema, fará parte de outro trio igualmente letal, ao lado de Ronaldo e Bale. Porém, teria problemas para se firmar, já que teria o ciúme do português como principal adversário dentro e fora dos campos. Imaginem se Neymar dribla três defensores, chapela o goleiro e faz um golaço. Seria aplaudido em pé pela torcida madridista, mas logo alguém publicaria uma foto de Ronaldo com cara fechada porque não recebeu a bola. Dinheiro: OK / Protagonismo: Não / Títulos e reconhecimento: talvez.
Neymar no Paris Saint-Germain:
Jornais franceses apontam Neymar como o favorito do PSG para ser o sucessor de Zlatan Ibrahimovic. Com enorme peso na projeção internacional do clube francês, o brasileiro chegaria só após a aposentadoria do marrento sueco. E claro, herdaria o posto mais invejado do Parc des Princes. Neymar teria isso mesmo se atuasse ao lado de Ibra, mas sabemos que dentro desse cenário hipotético, ele só assinaria com o PSG depois da saída do atual camisa 10. Dentro da França, poderíamos esperar pelo menos 10 títulos consecutivos para os parisienses. Fora da França é que é o problema. O que nos deixa desta maneira: Dinheiro – OK / Protagonismo – OK /Títulos – Só no Francês / Reconhecimento – OK.
Neymar no Manchester City:
Agora é que temos um cenário interessante. Com a chegada de Pep Guardiola, o que o City poderá fazer? Será que o título europeu finalmente virá? Será que Guardiola vai atrair Messi para a Inglaterra? Não sabemos. Só sabemos dentro deste mundo paralelo que Neymar é o grande reforço de Pep para a próxima temporada. Com o maior salário do mundo, o atacante brasileiro desbancaria Yaya Touré e Agüero como destaques do time titular, chegando com muita moral. Pode ser que o City reencontre o caminho das glórias e vença o Inglês, faça boa campanha na Europa, mas caia antes de ser campeão porque falta aquele detalhe que separa os vencedores dos derrotados. Ainda assim, o futuro parece espetacular, já que ele estaria na maior liga do mundo. Em suma: Dinheiro – OK / Protagonismo – OK / Títulos – OK, provavelmente com a Liga dos Campeões/ Reconhecimento – OK.
Qual desses parece mais interessante? Onde Neymar seria mais feliz? Ou será que é melhor mesmo ficar no Barcelona? Se o craque quer ser protagonista, talvez seja melhor partir e escolher United, City ou PSG. Mas se o que ele pretende é ser campeão todo ano e jogar ao lado de alguém como Messi, não temos muito o que argumentar a respeito.
Fonte: Yahoo