Quem pensava que a terra era achatada? Os filhos de Deus Jeová sempre souberam que a terra era redonda. Quando o abençoado e único Deus Criador formou a atmosfera da terra, e quando Ele envolveu a atmosfera em volta da bola de água pendurada no espaço, a sabedoria estava ali com Ele! A Senhora Sabedoria hoje lhe oferece a sabedoria através deste provérbio e do restante das escrituras de Jeová. Você aceitará a oferta graciosa dela (Pv 8:1-5,32-36; 9:1-12)?
Quão maravilhosa é a sabedoria? Depois da introdução e do convite da Senhora Sabedoria (Pv 8:1-5), ela descreve a excelência e a verdade da sabedoria (Pv 8:6-11), dos benefícios que fluem para aqueles que a possuem (Pv 8:12-21), e a presença e o uso da sabedoria por Deus na criação dos céus e da terra (Pv 8:22-31). Ela então conclui com mais um convite (Pv 8:32-36). A sabedoria é a coisa mais preciosa que você pode obter na vida (Pv 3:13-20; Gn 4:5-13; 8:10-11).
Este provérbio exalta a sabedoria ao mostrar sua presença e o uso dela por Deus na criação dos céus e o uso do céu para envolver e abarcar o globo aquoso. Deus criou os céus, a terra, e a luz no primeiro dia (Gn 1:1-5; Êx 20:11; 31:17). Ele criou a atmosfera no segundo dia, que é o firmamento do céu que separava a água acima do céu da água que cobria a terra (Gn 1:6-8).
Deus criou o universo. Os espaços interestelares e interplanetários e o globo esférico da terra foram formados em primeiro lugar (Gn 1:1). A esta altura, a terra era uma bola sem forma coberta com água pendurada na absoluta escuridão do espaço (Gn 1:2). Deus então acrescentou a luz, pois não havia fonte alguma de luz, senão a luz decorrente da presença do Criador da luz, durante três dias, completando o primeiro dia (Gn 1:3-5, 14-19).
Deus criou a atmosfera da terra. Ele separou as águas sobre a superfície da terra por uma expansão chamada céu, que nós chamamos de atmosfera, na qual pássaros e aviões poderiam voar (Gn 1:6-8,20). Ele ajuntou, sob esta atmosfera, as águas que estavam sobre a terra e formou os mares no terceiro dia (Gn 1:9). As águas acima da atmosfera permaneceram assim, envolvendo a terra durante 1656 anos antes de haver chuva (Gn 2:5-6; 7:4; Hb 11:7). Foi só depois do dilúvio que a chuva apareceu; o arco-íris só apareceu depois do dilúvio (Gn 7:11-12; 9:12-15).
O Senhor envolveu, ou rodeou, a terra com esta atmosfera terrestre como parte da Sua obra criativa, no segundo dia. Incluído nestes dois primeiros dias da criação estava a determinação da gravidade de forma a reter as águas e a atmosfera que envolvia a terra. Apesar de a terra girar a 1600 quilômetros por hora, a atmosfera que envolve a terra se move junto com ela e é por isso que você não é soprado para longe! Da perspectiva privilegiada de uma espaçonave, você pode ver a bola de água azulada suspensa sobre o nada no firmamento do céu. Dê a glória a Deus!
A palavra “compassada” neste provérbio descreve o círculo, circunferência, curva, arco, anel, ou a forma redonda da atmosfera celeste com que Deus envolveu a bola que chamamos de terra, sobre a terra aquosa, antes de haver terra seca propriamente dita (Pv 8:29; Gn 1:3-5). Apesar de Salomão ter escrito estas palavras 1000 anos antes de Cristo, ele sabia que a terra era redonda pela revelação inspirada de Deus, dada a ele. Isaías, também inspirado por volta de 700 anos antes de Cristo, se referiu à forma circular ou redonda da terra (Is 40:22).
Eratóstenes (276-195 a.C), um matemático grego que sabia que a terra era redonda, calculou corretamente sua circunferência e a inclinação do seu eixo. Nicolau Copérnico (1473-1543 d.C.), que sabia que a terra era redonda, desenvolveu e divulgou provas a respeito doa teoria heliocêntrica, que a terra se move em volta do sol. O Papa, à época, corrigiu Galileu (1564-1642 d.C.) por endossar tais absurdos. Mas Sir Isaac Newton (1643-1727) confirmou como que uma bola poderia nos manter sentindo em pé pela gravidade. Mas eles estavam apenas retocando o que já era antigo conhecimento do homem!
Qual a lição que extraímos deste provérbio de hoje? Se Deus usou a sabedoria na Sua criação dos céus e da cortina atmosférica existente em volta da terra, então isso seria um forte argumento para o seu processo de tomada de decisão! Você está comprometido na busca da sabedoria? Isto é a coisa mais importante de tudo para você? Qual foi a última vez que você leu a Bíblia? Ou ouviu um verdadeiro sermão lastreado nela?
Todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão no Senhor Jesus Cristo, pois Ele é Deus Jeová em carne – a plenitude da divindade em um corpo humano (Cl 2:3,9). Ele criou todas as coisas, e sem Ele, nada do que foi feito se fez (Jo 1:3; Ef 3:9; Hb 1:2)! Ele possui toda a sabedoria e o conhecimento como o perfeito Rei, Sacerdote, Salvador e o Juiz que virá para julgar o mundo. Humilhe-se diante Dele neste dia! Rogue a Ele por misericórdia e sabedoria!