quinta-feira, 25 dezembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Omissão política causa prejuízo aos consumidores de Rondônia

11/02/2016
in Rondônia

Depois de construir goela abaixo as usinas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, com a justificativa de que seria preciso evitar apagões pelo País, o governo federal permite que em Rondônia a Eletrobras cobre a quinta maior tarifa do Brasil.

Isso está acontecendo devido à omissão dos políticos do Estado, com destaque para o líder da bancada federal, deputado Nilton Capixaba (PTB-RO), que há tempos promete que acionará a Comissão de Fiscalização do Senado para ouvir o presidente da Eletrobras.

Capixaba se diz indignado com os altos valores da conta de energia elétrica em Rondônia, mas nada tem feito de prático para ajudar a resolver a questão. Só tem prometido. Por ser o líder da bancada federal, ele é quem tem o poder de acionar o Senado e Câmara Federal para ouvir o presidente da Eletrobras.

Enquanto Capixaba não age, a Eletrobras Distribuição Rondônia faz o que bem entende. De início a empresa assinou um convênio com os Correios e os carteiros passaram a fazer a leitura dos relógios que marcam o consumo de energia.

Ocorre que o Ministério Público entendeu que a Eletrobras não poderia contratar os Correios para esse serviço. Assim, a empresa contratou uma terceirizada, que acabou não conseguindo desenvolver o trabalho. O resultado foi que a conta passou a ser cobrada por estimativa.

Na prática, a conta de energia vem no valor que a Eletrobras Distribuição Rondônia acha que deve ser. Na visão da empresa, uma estimativa bem feita. Na visão do consumidor, um chutômetro.

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), tem batido nos altos valores da conta de energia e no baixo valor pago pelos frigoríficos pela arroba do boi.

Acontece que tem frigorífico pagando R$ 1,5 milhão por mês de conta de energia. Os empresários dizem que não estão aguentando a conta, que é muito mais alta do que na maioria dos Estados.

Apesar de gerar energia elétrica para grande parte do Brasil, em Rondônia o consumidor paga caro também devido à bandeira vermelha. É um castigo para quem gasta muito quando a energia é gerada por termelétricas. E a penalidade é aplicada porque políticos do Estado, como Nilton Capixaba, não se mexem como deveriam.

Agora a Eletrobras aparece com a conversa de que acabará com a bandeira vermelha e que os consumidores de Rondônia ficarão com a amarela. Novamente Maurão de Carvalho reclama, afirmando que a bandeira deveria ser verde, porque no Estado existem duas hidrelétricas gerando energia para o Brasil e Rondônia não depende de termelétricas.

Com uma bancada federal fraca e com um coordenador que não demonstra articulação política suficiente para defender a população, os consumidores penam.

Capixaba poderia mostrar em Brasília que o governo federal passou por cima da legislação e de órgãos ambientais para construir as usinas de Santo Antônio e Jirau, explicando que haveria um apagão no Brasil se não agisse assim.

O governo federal acabou com belezas naturais de Rondônia, não desenvolveu estudos mais aprofundados, e mesmo assim autorizou a construção de Santo Antônio e Jirau.

A prova de que os estudos não foram suficientes é que o doutor em biologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Philip Fearnside, alertou para o risco de rompimento das barragens das hidrelétricas do rio Madeira.

O pesquisador explicou que os estudos para a construção das barragens foram desenvolvidos com base nas cheias dos últimos dez anos, mas agora o volume de água aumentou muito. Ele avisou que as barragens não foram projetadas para suportar todo esse volume.

Será um bom argumento para Capixaba usar em Brasília, se quiser defender a população. O governo federal forçou a situação, por falta de estudos mais aprofundados construiu barragens que podem não suportar o volume de água, destruiu belezas naturais, e agora ainda prejudica consumidores praticando a quinta mais alta tarifa do Brasil.

Fonte: Rondoniadinamica

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.