“Está difícil encontrar um bom trabalhador hoje em dia”, dizem os empregadores um ao outro, reclamando a respeito da falta de empregados trabalhadores e despachados. Se este provérbio fosse ensinado na escola ao invés de arte liberal e entretenimento, haveria muito mais empregados diligentes.
O que é um preguiçoso? O Dicionário Babylon diz: “Que, ou aquele que revela ou tem preguiça; indolente.”
Um preguiçoso é uma pessoa lenta. Ao invés de ser disposta, rápida, e diligente elas vagueiam pela vida em primeira ou segunda marcha, sem um senso piedoso de urgência. Paulo sabia que os cretenses eram assim e, por isso, ele disse a Tito para repreender os “ventres preguiçosos” (Tt 1:12-13).
Caro leitor, como é que você aborda as suas tarefas diárias? Como um trabalhador com muita energia, com rapidez, com diligência? Ou você é um daqueles perdedores que dizem, “Estou-aqui-não-estou?” ou ainda, “Preciso-medir-meus-passos?” Não existe trabalho na sepultura, e vai sentir falta dele, portanto, sê diligente agora (Ec 9:10)!
Preguiçosos não pensam com antecipação para obter um senso de urgência (Pv 6:6), preguiçosos gostam de dormir; (Pv 6:9-11) preguiçosos querem mais sem precisar fazer qualquer esforço para consegui-lo; (Pv 13:4) preguiçosos ficam desanimados diante da menor dificuldade; (Pv 20:4) e os preguiçosos sempre têm uma razão para se desculpar (Pv 26:26).
Empregadores se encolhem ao verem os seus empregados andando por ai, andando devagar, conversando em vez de trabalhar, impondo um ritmo lento ao trabalho, evitando a próxima tarefa, tirando outro intervalo, e outros pecados próprios do preguiçoso. Como o vinagre faz com que os dentes doem e a fumaça faz com que os olhos lacrimejam é assim que o preguiçoso irrita e prejudica o seu empregador ou qualquer pessoa que esteja contando com ele.
Quem está contando com você hoje? Um empregador? Pais? Um marido? Uma família? O Senhor? Sucesso e louvor são tão simples quanto manter o vinagre e a fumaça à distância. Saia da cama, enfrente suas tarefas, pense antecipadamente, e continue se movendo (Pv 10:4; 12:24; 22:29; IRs 11:28).
Até homens impiedosos recompensarão o diligente. Portanto, mãos à obra agora! O sucesso para um jovem crente no mundo de hoje é simples: trabalhe bastante; trabalhe com rapidez; termine a tarefa. E tome nota, a mulher virtuosa é mais trabalhadora do que qualquer outra coisa (Pv 31:10-31).
O Senhor Jesus Cristo não era nenhum preguiçoso. Ele sempre agradou ao Seu Pai (Jo 8:29), e sempre completava as suas tarefas (Jo 4:34), era extremamente zeloso (Jo 2:17), estava preparado para o horrível trabalho que teria em Jerusalém (Lc 9:51), e desprezava a dolorosa vergonha desse trabalho (Hb 12:2).