quarta-feira, 16 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Cespe: uma errada anula DUAS certas

15/02/2016
in Concursos

Por que o Cespe utiliza o critério “uma errada anula uma certa”?

De acordo com a própria banca, “para descartar a possibilidade de acerto ao acaso. O procedimento é justificável em um processo que visa selecionar o candidato com melhor capacidade de analisar, interpretar e responder a partir do que aprendeu, descartando o “chute”. A anulação de um item correto para cada resposta incorreta é, portanto, uma segurança a mais de que a classificação no processo se deve ao desempenho individual do candidato e não à sorte.”

Isso só faz sentido para o chute completamente aleatório, mas, na prática, as chances de acerto são normalmente maiores que 50%. Especialmente para candidatos mais proficientes.

Cespe uma errada anula DUAS certas

Clique aqui para Assistir ao Vídeo

Essa não é a razão real!

O que a banca quer, na verdade, é evitar que questões de baixa discriminação (esse é o termo técnico da Teoria da Resposta ao Item) sejam respondidas. O objetivo da prova é eleger os melhores candidatos, mas nem todas questões cumprem bem esse papel (as ditas questões de baixa discriminação). Então, para o examinador, o melhor é estimular a não resolução dessas questões.

O problema é que existe um mito, difundido repetidamente por professores, de que não se deve “chutar”. Ou então citam “técnicas ninjas” de chute. A análise estatística dessas “bruxarias” mostra que elas não funcionam!

Já mostramos que, mesmo uma questão errada anulando uma certa, o candidato deve SEMPRE marcar todas as alternativas. Entenda melhor nesse artigo.

O que o Cespe pode fazer para atingir seu objetivo?

De forma resumida, as questões de maior discriminação avaliam melhor. Idealmente, o examinador gostaria de aplicar apenas questões desse tipo, mas na prática é muito difícil calibrá-las sem comprometer a segurança.

Tipicamente, as piores questões (de mais baixa discriminação) terminam anuladas. As demais, a banca tenta diminuir suas relevâncias divulgando o mito de que não compensa “chutar”.

Quando os candidatos entenderem que não faz sentido deixar nenhuma questão em branco, a única saída para o Cespe será mudar os editais de forma que uma errada anule duas certas.

Conheça o QualConcurso. Basta clicar aqui para baixar GRATUITAMENTE o nosso e-book com os 4 passos para aprovação em concurso público.

Fonte

Tags: CespeConcurso

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.