O Projeto MP Itinerante é uma iniciativa do Ministério Público de Rondônia, que tem como finalidade promover a presença institucional junto à população moradora de regiões carentes. A atividade consiste na oferta de uma gama de serviços essenciais à população, bem como na realização de ações que possibilitem ao MP verificar e conhecer a realidade local.
Realizada pela primeira vez em Porto Velho, a mobilização na região Leste da cidade teve início nesta segunda, com o atendimento do caminhão do Hospital de Barretos. Para agendar o exame de mamografia, pacientes devem procurar a equipe de atendimento volante, na Escola Marcelo Cândia, apresentando cópias legíveis do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência, RG e CPF. A mamografia será realizada até sexta-feira (19/02). Podem ser submetidas ao exame mulheres com idade entre 40 a 69 anos.
A comerciante Suely Benarosh, de 45 anos, foi uma das primeiras a receber o serviço, logo no início dos trabalhos. Ela contou que faz um acompanhamento sistemático em uma das mamas desde 2009 e, por esse motivo, comemorou a economia de R$ 600, quantia que teria desembolsado caso tivesse que fazer a mamografia na rede privada. “Muito bom o trabalho que está sendo feito. Meu conselho é que as mulheres venham e façam o exame”, disse.
Ainda nesta segunda, pela parte da tarde, foi realizada a oferta de atendimento jurídico no local, pela equipe da Faculdade Uniron.
Emissão de RG e mutirão contra o Aedes no sábado
As atividades do Projeto MP Itinerante na Zona Leste da cidade se estenderão até o próximo sábado (20/2), com a prestação de uma rede de serviços nas áreas jurídica, médica, odontológica e de cidadania, das 8h às 18h.
A estimativa é de que a mobilização proporcione aproximadamente dois mil atendimentos. Mais de 80 pessoas, entre integrantes de órgãos públicos e privados, deverão estar envolvidas nos trabalhos, que incluirão emissão de RG; testes rápidos (Sífilis, HIV e Hepatite B e C); vacinação para adultos; atendimentos médico e odontológico e mutirão de combate ao Aedes Aegypti.
São parceiros do MP Itinerante a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ªBIS); Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Faculdade Uniron; Hospital do Câncer de Barretos; Correios; Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); Secretaria Municipal de Saúde (Semusa); Superintendência de Políticas Sobre Drogas (Sepoad); Fhemeron; INSS; Sesc; Senac e IEL.