segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

No AC, servidores da Educação entram em greve por reajuste salarial

16/02/2016
in Acre
Professores realizaram passeata na manhã desta terça-feira (16) (Foto: Alzemir Ribeiro/Arquivo Pessoal)
Servidores realizaram passeata na manhã desta terça-feira (16) (Foto: Alzemir Ribeiro/Arquivo Pessoal)

Os servidores da rede municipal da Educação de Epitaciolândia, cidade a 230 km de Rio Branco, entraram em greve por tempo indeterminado. Os funcionários alegam que estão há cinco anos sem reajuste e exigem aumento salarial. O movimento foi marcado para o início do ano letivo no município, na segunda-feira (15).

Na manhã desta terça-feira (16), os servidores se reuniram em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) e saíram em passeata até a prefeitura da cidade.

O prefeito do município, André Hassem, falou que depende do Ministério Público para debater as reivindicações dos servidores. “O Sinteac entrou com ação, o Ministério Público ajuizou essa ação e estamos aguardando. Estou nas mãos do Ministério Público. Estamos esperando também o Fórum da Comarca de Epitaciolândia”, explicou.

Presidente do Sinteac na cidade, a professora Graças Rocha, disse ao G1 que os servidores exigem o reajuste do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR), que segundo os grevistas, está há cinco sem reajuste.

“Queremos que seja cumprida a lei do piso nacional do magistério. O piso em Epitaciolândia é de mil e pouco para professor inicial e de R$ 1,2 mil para professor com ensino superior, um absurdo. As negociações já foram muitas, esgotamos. Agora esperamos que a Justiça entenda nosso lado e nos ajude”, reclama.

A presidente destacou ainda que a classe deseja que o município pague o valor do piso nacional, que é de R$ 2.135.64 para docentes com formação de nível médio, conforme o aumento dado pelo Ministério da Educação. Ao todo, mais de 200 servidores estão em greve na cidade.

“Antes do Carnaval nós já entramos com a documentação e aviso da grave prontos para começarmos no dia 15, que era o dia previsto para começar o ano letivo. O prefeito não cumpre nenhum acordo. Saímos em passeata pelas ruas da cidade. Temos a assinatura de vários professores”, diz.

Servidores alegam que não têm aumento salarial há cinco anos (Foto: Alzemir Ribeiro/Arquivo Pessoal)
Servidores alegam que não têm aumento salarial há cinco anos (Foto: Alzemir Ribeiro/Arquivo Pessoal)

Professor há 21 anos, Alzemir Ribeiro, de 46 anos, conta que a classe chegou a atualizar o PCCR e enviou o projeto ao prefeito da cidade, mas, segundo ele, os documentos não foram avaliados pelo gestor.

“No começo do mandado ele prometeu 5% de reajuste. Depois disso a gente fez um auxílio-alimentação, foi aprovado por ele, mas nunca cumpriu o que prometeu. Atualizamos nosso PCCR, mandamos para prefeitura e ele não mandou para Câmara, engavetou, disse que ia dar uma olhada e não faz nada”, finalizou.

Fonte: G1

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreGreveProfessores

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.