O desempregado André Benedito Vieira Pinto, de 24 anos, está acampado em frente à sede da Prefeitura do município de Itatinga – SP, na região de Botucatu, para protestar alegando que não foi chamado nos concursos públicos nos quais teria sido aprovado.
O homem, que atualmente mora de aluguel na zona rural com a esposa – a 15 km da cidade – está desempregado, e não foi chamado para o concurso de lavador que teria passado em primeiro lugar (para uma vaga disponível) e de trabalhador braçal onde teria conseguido a oitava colocação nesse cargo com 10 vagas divulgadas, diz ele, na abertura das inscrições.
Segundo André, o concurso foi realizado em dezembro de 2014, mas quando procurou a Prefeitura a alegação é que estão sendo chamadas apenas as pessoas nomeadas pela justiça, já que existiriam várias ações de candidatos questionando o concurso.
“Eles já chamaram 43 pessoas e se querem dar mais emprego que tirem os cargos de confiança: de cada demitido dá para contratar 3 por concurso. Só saio daqui quando derem minha nomeação ou se a justiça mandar que eu saia”, disse.
Para se manter no local, André diz que tem recebido ajuda de pessoas que passam pela rua e levam água e comida. “Minha esposa me deu apoio para ficar aqui. Ela permaneceu no sítio onde o aluguel vai vencer e não temos dinheiro para pagar o próximo mês”, comentou.
A Prefeitura de Itatinga foi procurada por telefone e por e-mail, mas ainda não houve resposta sobre o assunto.