O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) derrubou nesta quarta-feira (17) um helicóptero do exército iraquiano a oeste de Bagdá, matando uma pessoa, indicaram autoridades locais.
O helicóptero – o segundo perdido pelas forças iraquianas em dois dias – caiu perto de Amriyat al-Fallujah, mas as autoridades divergem sobre a localização exata do incidente.
Segundo um capitão da Força Aérea iraquiana, o helicóptero Bell foi abatido por um metralhadora Douchka, matando um membro da tripulação e ferindo outro, que foi resgatado por outro helicóptero.
O tenente-coronel Aref al-Janabi, chefe da polícia de Amriyat al-Fallujah, informou que o helicóptero foi abatido pelo EI, mas reportou dois mortos. Esta versão foi confirmada por Chaker al-Essawi, chefe do conselho local.
O EI publicou na internet um comunicado reivindicando o ataque, acrescentando ter causado danos em outro helicóptero no setor de Amriyat al-Fallujah na terça-feira.
Outros incidentes
Nos últimos anos, o Iraque tem sido cenário de incidentes similares envolvendo helicópteros. Aeronaves do exército foram danificadas ou destruídas por tiros disparados por insurgentes do solo durante o conflito.
Na terça-feira, um helicóptero do exército caiu no sul de Bagdá devido a um “problema técnico”, provocando nove mortos, segundo autoridades.
Em outubro de 2014, um helicóptero tipo Bell 407 foi derrubado no norte de Bagdá e seus dois pilotos morreram apenas alguns dias depois de uma queda similar ter sido registrada na mesma região.
Fonte: G1