Autorizado pelo governador Pedro Taques, o novo concurso da Polícia Militar do Mato Grosso (PMMT), deve ter edital publicado ainda no primeiro semestre de 2016. A autorização foi anunciada no início de fevereiro e assinada na presença da imprensa e de representantes das instituições de segurança pública do Estado. Ao todo serão 1200 vagas para soldado da PM.
Segundo o governador, a seleção faz parte do programa de recomposição do efetivo da Segurança Pública, já que a PMMT opera atualmente com apenas 40% do efetivo considerado ideal.
O próximo passo agora é a escolha da organizadora do concurso e o lançamento do edital. Nos dois casos, ainda não há data definida.
Para concorrer ao cargo de soldado da Polícia Militar, o candidato precisa ter ensino médio completo, idade entre 18 e 25 anos e altura mínima de 1,67 (homens) ou 1,57 (mulheres), além de carteira de habilitação.
O último concurso PMMT foi realizado em 2014 e a organizadora foi a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB. Na ocasião, foram oferecidas 1500 vagas. O salário oferecido para o cargo era de R$ 2.366,79. Hoje, a remuneração chega a R$ 4.394,40.
Outros concursos
Além do concurso para Polícia Militar, o governo do Mato Grosso também pretende abrir em 2016 certames para preenchimento de 1.200 vagas para a Polícia Civil – sendo 900 vagas para investigador e 300 vagas para escrivão – e 42 vagas para técnico de necrópsia na Politec.
Fonte: Estratégia Concursos