O empresário Mário Calixto Filho, proprietário do extinto jornal ‘O Estadão do Norte’, já está preso na Penitenciária Federal de Rondônia, localizada a 45 quilômetros de Porto Velho, à margem da BR 364, sentido Rio Branco (AC). A admissão do empresário no sistema penitenciário federal foi a pedido do Ministério Público Federal.
A decisão, baseada na Lei 11.671/2008, foi baseada nos seguintes fundamentos para o pedido: a existência de investigação em curso para apurar o envolvimento do preso, na condição de líder, de organização criminosa; a possibilidade de outra fuga, tendo em vista que já houve duas fugas empreendidas por ele, nos anos de 2012 e 2013; e ainda há o fato de que ele detém a condição de refugiado na Bolívia, o que facilitaria mais uma fuga.
Há ainda a questão das duas recapturas, quando Mário teria apresentado documentos falsos, o que, segundo o Ministério Público Federal, demonstra a persistência no mundo do crime.
Também foi salientado, na decisão do magistrado, as informações apresentadas em juízo pelos filhos e sobrinho de Mário Calixto, no sentido de que o preso já os ameaçara diversas vezes.
Na decisão, o juiz teria afirmado ainda que o empresário ostenta personalidade voltada à prática reiteradas de crime, gerando riscos à segurança pública, com indicativos seguros de que ele desempenha papel relevante em organização criminosa, bem como está envolvido em incidentes de fuga.
Fonte: G1