Na última quarta-feira, dia 17 de fevereiro, Greg Fenves, presidente da Universidade do Texas (UT) anunciou que a partir do ano que vem, os alunos da instituição poderão levar armas para a sala de aula.
A medida foi aprovada nas duas câmaras do Parlamento do Texas que também prevê o livre porte de armas na via pública.
De acordo com o presidente da UT:
“Eu não acho que as armas pertençam à Universidade. Tomar esta decisão foi o maior desafio da minha vida”.
Fenves ainda esclareceu que as armas não serão permitidas nas residências estudantis, eventos desportivos ou laboratórios.
Com mais de 50 mil alunos, a Universidade do Texas é uma das melhores universidades dos Estados Unidos. Em 1966, um massacre protagonizado por um estudante resultou na morte de 30 alunos no campus de Austin.
Para o reitor da Universidade do Texas, William McRaven, antigo militar que comandou a operação das forças especiais norte-americanas que matou Osama Bin Laden:
“As armas não têm lugar numa instituição de ensino superior, cuja missão educativa e de investigação se baseia no debate e na liberdade de expressão”.
O professor Steven Weinberg, ganhador do prêmio Nobel de Física em 1979 afirmou que vai proibir a entrada de estudantes armados em suas aulas pela sua própria segurança e dos demais estudantes.
Aqueles em favor da medida argumental que um estudante armado pode salvar vidas ao prevenir um tiroteio.
As universidades particulares do Texas poderão decidir se adotam ou não a medida.
Fonte: Agência Brasil