O sistema de votação do ‘Big Brother Brasil’ mostrou que é muito falho. A décima sexta edição do reality show foi a primeira na história a anunciar que haverá uma nova maneira de votar. A partir de agora, a internet terá um peso diferenciado no paredão, regionalizando de onde vem a preferência por um ou outro candidato. Inicialmente, o SMS e o telefone teriam peso dobrado, mas depois de muita reclamação, voltaram a ser os votos absolutos. A alteração deve trazer muitas polêmicas regionais e também acusações de manipulação. Mas afinal, por que mudou?
A resposta para essa pergunta começou a ser esclarecida através de uma apuração de dois veículos de comunicação, a Folha de São Paulo e o R7. De acordo com a Folha, um jovem hacker, mero estudante, conseguia invadir frequentemente o sistema interno da votação. O jornal garante que o jovem revelava os resultados de forma antecipada, dando um patamar sobre como estava o paredão. Isso aconteceu na disputa entre Ronan e Daniel, quando horas antes do anuncio de Pedro Bial, os dois participantes estavam com 50% de votos cada.
O que não ficou claro até agora é que, além de invadir, o jovem conseguiria ou não burlar a votação, dando mais votos para um ou outro candidato. Também não foi informado há quanto tempo isso acontece. No entanto, segundo o R7, pelo menos outros dois jovens fizeram o mesmo ao longo desta décima sexta edição. É possível, inclusive, achar os posts com os resultados certeiros. Alguns deles já mudaram de perfis para não serem descobertos pela Globo.
Outro motivo para a mudança é driblar a votação por telefone através de empresas de telemarketing. A emissora não negou nem confirmou se realmente teve o seu sistema de votação invadido. De acordo com uma fonte do canal, a mudança na votação não era prevista e aconteceu por desespero, já que os resultados começaram a se pulverizar na internet. A alteração não garantiria muita coisa, já que quem invade um sistema, invade dois ou mais, mas tornará tudo um pouco mais difícil.
Fonte: Blasting News