Por volta das 19 horas desta terça-feira( 23.02), dois homens foram detidos pela equipe de plantão da PRF acusados de transporte ilegal de madeira, uso de documentos falsos e adulteração de identificador de veículo automotor. O flagrante ocorreu durante a fiscalização de rotina realizada nas imediações do quilômetro 520 da BR 364, em Ariquemes-RO.
Segundo o registro da ocorrência, ao realizar a abordagem ao veículo de carga, caminhão M.Benz, modelo 1994 S, ano 2003, cor branca, tracionando um SEMIREBOQUE que transportava mais de 25m³ de madeira serrada, os policiais solicitaram do condutor de 48 anos de idade, apresentasse os documentos de porte obrigatório dos veículos e da carga. Tendo o condutor apresentado o CRLV do caminhão trator, constando a emissão pelo Detran de São Paulo, cidade de Praia Grande e o CRLV do semireboque constando emissão pelo Detran da Bahia, cidade de Rio de Contas; a Documento de Origem Florestal(DOF) constando diversas essências de madeira serrada; e a sua CNH. Não apresentou o comprovante de recolhimento do ICMS estadual, referente ao serviço de transporte da carga, alegando que este documento já estava pronto, e que seria retirado nesta cidade de Ariquemes/RO. Em análise minuciosa aos documentos dos veículos apresentados os Agentes da PRF constataram sinais de falsificação. E, percebendo que a ilicitude já havia sido descoberta, os referidos condutor e passageiro de 44 anos de idade, decidiram dizer a verdade, afirmando que as placas apostas aos veículos seriam falsas e que os referidos CRLV’s também. O passageiro declarou ser o proprietário dos veículos e que havia adquirido pela quantia de R$ 350,00, os documentos e as placas falsas, na cidade de Anápolis-GO. Ele informou ainda que teria sido flagrado em 2014, na cidade de Águas Lindas de Goias-GO, transportando madeira da essência castanheira e como o veículo está em seu nome, os documentos do transporte da carga (madeira) não poderiam ser emitidos, razão pela qual teria decidido pagar pela falsificação dos documentos e placas. O condutor declarou aos policiais que trabalha como motorista para o passageiro e que estava ciente dos referidos ilícitos.
Diante dos fatos, os Agentes da PRF deram voz de prisão ao condutor e passageiro e a ocorrência encaminhada a Polícia Civil de Ariquemes(RO)