sábado, 17 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 24:19 – Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos ímpios.

24/02/2016
in Estudos de Provérbios

Pecadores parecem prosperar e se dar bem com a perversidade. Mas existe um Deus no céu, e Ele vai rir por último por causa da rebelião deles contra Ele e contra a Sua palavra. A felicidade deles é simulada; o sucesso deles é uma ilusão, e a prosperidade deles a longo prazo uma desilusão! Eles têm problemas aqui; frequentemente morrem jovens; e depois vão encarar um Deus irado!

 

Diz-se, e tolamente, que o pecador se dá bem até quando é assassino. Mas ninguém vai escapar tendo cometido um assassinato. Pergunte a Caim. Pergunte a Davi. Pergunte a Jezabel. Pergunte aos líderes judaicos que crucificaram a Jesus Cristo. Pergunte a Hitler. Os homens não vão se dar bem nem mesmo com pelas palavras ociosas de conversas e brincadeiras insensatas (Mt 12:36; Ef 5:3-6).

 

A prosperidade por si só não prova nada. Não inveje pecadores que parecem prosperar. Deus pode permitir ou enviar prosperidade para incentivar os insensatos em suas insensatezes (Pv 1:32; Êx 9:16). Davi ensinou que se esperarmos o suficiente, eles terão partido e você não vai conseguir nem encontrá-los (Sl 37:35-36). Não tenha inveja de uma bolha de sabão. Logo, logo vai estourar!

 

Homens sábios andam pela fé e pelo conhecimento. Eles creem em tudo o que Deus tem falado na Bíblia a respeito de pecado, e rejeitam conselhos ou exemplos mundanos que dão a entender que o pecado é lucrativo. Eles sabem que o dia de prestação de contas se aproxima, no qual os ímpios darão conta das suas vidas e serão recompensados eternamente pela insensatez e pela maldade deles (IICo 5:9-11).

 

A fé olha constantemente para o futuro. Ela sabe que existe muito mais do que se pode ver a olho nu aqui na terra. Portanto, os justos andam pela fé, não por vista (IICo 5:7). Eles sabem que haverá um grande revertério da sorte que está a caminho, tanto para o justo quanto para o perverso. Eles sabem que os prazeres celestiais excedem em muito as dificuldades que aqui enfrentam (Rm 8:18; IICo 4:17-18; Hb 12:1-4). Como Moisés, eles olham adiante e riem das riquezas do Egito (Hb 11:24-26).

 

Temer a Deus e guardar os seus mandamentos são as maiores coisas que você pode fazer para si mesmo (Pv 1:7; 8:13; 9:10; 10:27; 19:23; Ec 12:13-14). Aqui está a verdadeira sabedoria. Você confia na revelação escrita de Deus para toda a sua vida. Você sabe que Ele existe e que as palavras Dele são a verdade absoluta, e você sabe que há uma grande recompensa por obedecer a Ele (Sl 19:11; Hb 11:6).

 

O prazer e a prosperidade aparente dos insensatos levam você a questionar se há vantagem em obedecer a Deus e a Sua palavra. Davi e Asafe, o seu líder de canto, escreveram a respeito de tal tolice e de pensamentos a curto prazo (Sl 49:1-20; 73:1-20). Essas idéias são dardos inflamados de dúvidas do diabo para derrubar a sua fé e o seu comprometimento com a sabedoria (Gn 3:1; Ef 6:16).

 

O homem prostituto parece desfrutar de muitas mulheres, mas Deus o destruirá (Hb 13:4). Deus permite que ele pense que está conseguindo se safar com o adultério (Sl 50:16-23). Nesse ínterim, ele não tem tenho comprometimento, lealdade ou companhia amorosa, que lhe dá uma família com crianças para se deleitar (Pv 5:15-23). Essas pessoas perversas estão solitárias agora, e logo, logo serão cortados (Pv 24:20)!

 

Davi e Salomão condenaram essa inquietação (Pv 23:17-18; 24:1; Sl 49:1-20). Davi escreveu, “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Porque cedo serão ceifados como a erva e murcharão como a verdura… Descansa no Senhor e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos” (Sl 37:1-2 e 7).

 

Deixe que os ímpios tenham a alegria deles neste mundo, e você pode rir deles no porvir (Sl 17:13-15; 49:14-15). Você tem uma recompensa que está por vir, que envergonhará os prazeres enganosos deles, e lembrar-se dessa recompensa enche o cristão de esperança, não importando quão miserável pode ser a sua existência aqui (Sl 73:1-20; Rm 8:16-19; ICo 15:19). Deus rirá das calamidades deles agora e depois lhes dará a sentença condenatória (Pv 1:23-31; Mt 7:21-23).

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusProvérbio

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.