quarta-feira, 2 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Concurso público pode ser uma alternativa para a crise do país

01/03/2016
in Concursos

O Brasil passa por momentos delicados em sua economia, com a crise tornando-se cada vez mais uma dura realidade da rotina da população. Essa situação se dá por diversos motivos, e entre eles está a instabilidade vivenciada pela Presidente da República, Dilma Rousseff, desde o momento em que foi aberto um processo de impeachment contra a líder, no final do ano passado.

– Treine com questões formuladas pela banca organizadora!
– Estude para esta prova com o Simulados para Concursos!
.
Além disso, o Banco Central alerta, através do boletim Focus, que nesse ano a expectativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha retração de 3,45% por conta de vários fatores. Sendo que o principal deles vem do setor industrial, que espera baixa de 4,5% para 2016.

Somado a tudo isso, as notícias sobre a inflação também são pessimistas de acordo com os mesmos dados, já que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ultrapassa os 7% – o que está bem acima do teto de 6,5% e muito longe dos desejados 4,5%.

Pnad Contínua alerta que o índice de desemprego pode ultrapassar os 10% em 2016.

Por fim, como consequência a todas essas causas, o efeito mais temido da crise econômica deve atingir níveis altos nos próximos meses. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, os índices de desemprego podem chegar nos dois dígitos – e transcender os 10%.

Após a pontuação de todos esses detalhes, muitos parecem ter descoberto um meio de esquivar dos problemas: tornando-se um servidor público. De acordo com a Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Elisete Belchior, o número de inscritos no novo concurso do INSS passa de 1 milhão. Já o processo seletivo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também deve receber mais de 1 milhão de candidatos; na última seleção do Instituto foram 900 mil participantes.

Para Leonardo Borba, auditor da Receita Federal, o que o levou a prestar um concurso foi a segurança no emprego. “Todo concurseiro pensa na estabilidade, eu sou formado em engenharia e trabalhava em uma área muito interessante e dinâmica, porém, está sujeita às oscilações do mercado”, contou. “Já vi muitos amigos meus passarem por problemas após perderem o emprego, e eu não queria aquilo para mim”, completou o raciocínio do porquê decidiu trocar a inciativa privada pela pública.

Viviane Yamaguti, analista do Banco Central, seguiu o rumo da carreira pública pelo mesmo motivo do Leonardo. “Escolhi ser funcionária pública sobretudo por conta da estabilidade, assim como muitas pessoas fazem”.

A analista judiciária, Marília Caseiro, explica que essa invariabilidade na situação empregatícia se dá por conta da Constituição Federal, que prevê que o servidor só pode ser desligado do cargo em duas hipóteses: caso peça exoneração ou então seja demitido por algum processo administrativo. “O funcionário não pode simplesmente ser desligado, ele deve passar por um processo administrativo em que lhe é garantido ampla defesa”. Segundo a advogada, isso é denominado a “estabilidade do servidor público”.

Dinheiro

Constituição Federal garante estabilidade ao servidor público, independente da oscilação do mercado.

Portanto, o grande número de desempregados pode enxergar como uma solução à crise as oportunidades de empregos criadas pelos concursos públicos.
Fonte: Nova Concursos

Tags: Concursocrise

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.