O seu coração determina a sua vida. Isto pode ser o provérbio mais importante. O favor ou a tristeza em sua vida depende do controle e do treinamento do seu coração. Se você dirigir e instruir o o seu coração com coisas piedosas, não há limite para o seu sucesso potencial diante de Deus e dos homens.
Cada pecado começa no seu coração, e o seu caráter e a sua maneira de falar refletem o seu coração. Você só pode fingir ser diferente do seu coração por um curto período, pois ele rapidamente reassume o controle e dita as suas ações. Os outros conhecem o seu coração pelas suas palavras e escolhas.
Davi era um homem segundo o próprio coração de Deus (At 13:22). Que descrição! Este deveria ser o seu alvo na vida! Mas Davi guardava o seu coração através de um cuidadoso autoexame, confissão, amizades, cânticos, etc. Sl 4:4; 4:4; 9:1;15:2; 17:3; 19:8,12,14; 24:4; 26:2; 27:3,8,14; 28:7; 32:11; 34;18; 37:31; 51:10,17; 57:7; 61:2; 62:8,10; 66:18;77:6; 84:2; 86:11-12; 101:2-5; 108:1; 111:1; 112:7-8; 119:11,32,36,63,111; 139:23-24; 131:1; 141:4-5).
O seu coração é o seu bem maior, pois pode fazer mais por você do que qualquer outra coisa. E ele é bem mais do que o músculo batendo 70 vezes por minuto em seu peito. Você precisa considerar e valorizar a parte mais interna que é a área de tomada de suas decisões e que ama determinadas coisas e escolhe o que fazer acima de outras coisas. Aprenda a colocar as suas afeições em coisas boas (Col 3:2; Matt 6:21).
Você pode manter um bom coração, ou você pode deixar que ele se torne mau. Você pode ser diligente neste projeto, ou pode ser preguiçoso. Os filhos de Deus possuem um velho homem que os tenta com o mal, mas o seu novo homem os convoca para a piedade. Seu coração precisa escolher com frequência entre os dois. É uma série de escolhas que toda pessoa deve tomar a cada dia. O que você vai fazer neste dia?
O que você tem em seu coração transparece em sua vida. Se o seu coração está cheio de boas coisas, sua vida vai mostrar essa bondade; se o seu coração está cheio de pensamentos pecaminosos, a sua vida vai revelá-las. Os grandes testes e decisões que você vai enfrentar na vida dependem do seu coração, e da mesma forma, as pequenas escolhas que fazemos centenas de vezes ao dia.
O seu coração é puro? Você está trabalhando para mantê-lo puro hoje? Você sabia que a preguiça nesta questão trará severos problemas e dor em sua vida? Você precisa eliminar a entrada de informações negativas em seu coração, i.e., entretenimento Hollywoodiano, amigos tolos ou pecadores, e músicas mundanas. Você pode alimentar o seu coração com músicas piedosas, a Bíblia, oração e amigos santos.
O Senhor Jesus condenou os fariseus por darem importância às aparências exteriores do homem; e ao invés disto Ele enfatizou o coração do homem. Ele disse o seguinte em duas passagens diferentes: “Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más.”(Mt 12:34-35). “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” (Mt 15:18-19).
O pecado começa no coração. A luxúria por um pecado atrai o seu coração, e assim você fica a com siderando. Se você pensar o suficiente a respeito, você vai executá-la. E o resultado dessa escolha é a morte. Proteja-se mantendo o seu coração diligentemente afastado de pensamentos pecaminosos(Tg 1:13-16). Deus enviou o Dilúvio para afogar o mundo por causa das suas más imaginações (Gn 6:5), portanto odeie quaisquer más fantasias.
Considere um coração mau e veja como ele afeta várias questões da vida. Fantasiar sexualmente levará à imundície, fornicação, adultério, ou o defraudar o seu cônjuge – tudo porque você permitiu pensamentos pecaminosos em seu coração. O mesmo é verdade a respeito de amargura para com outros, cobiçar coisas que você não tem, orgulho, ambição excessiva, inveja, e outros pecados semelhantes.
De que forma você pode manter um coração puro? Proteja-o das influências para o pecar (Sl 101:3; ICo 15:33), e alimente-o com influências para a santidade (Sl 119:11 e 63; Sl 101:6). Afaste-se da coisas más, e gaste o seu tempo com pensamentos e coisas boas (Fp 4:8). Na realidade isto é bem simples, mas isto exige um comprometimento pessoal forte e disciplina para praticá-la.
Considerando que até pensar em tolices é pecado (Pv 24:9), e desejar outra mulher é adultério em seu coração (Mt 5:28), você deve examinar com frequência o seu coração com a ajuda do Senhor (Sl 139:23-24). Esconder as escrituras em seu coração pela leitura, meditação e memorização lhe protegerá ainda mais dos pensamentos pecaminosos (Ps 119:9,11,15,105).
Jesus Cristo vê clara e completamente o seu coração(Hb 4:12-13), e, por isso ele recompensará a diligência se Ele ver um coração fiel (IICr 16:9), e Ele punirá a tolice se Ele ver ídolos ali estabelecidos(Ez 14:3-8). É tolice pensar que Ele não vê cada idéia e pensamento do seu coração (Jr 17:9-10; Ap 2:23). Ele conhece você melhor do que você conhece a si mesmo.
Da mesma forma como Davi guardou o seu coração você pode guardar e aperfeiçoar o seu. Lembre-se, ele teve o cuidado e a fidelidade de examinar a si mesmo, a confessar os seus pecados, a orar, a se alegrar na palavra de Deus, de só escolher bons amigos, de dar graça e cantar louvores a Deus. Estes exercícios do coração manterão o seu coração nobre e justo, e guardando-o desta forma trará os favores de Deus.
Salomão lhe ensinou a se dedicar a temer a Deus a cada dia. Em outra passagem ele escreveu, “Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia” (Pv 23:17). O apóstolo Judas colocou isto de outra maneira: “Guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna” (Judas 1:21). Você pode e é capaz de parar de amar e de temer a Deus, se você permitir que o pecado endureça o seu coração (Hb 3:12-13). Nunca se esqueça deste provérbio e com a ajuda e a força de Deus, guarde com diligência o seu coração.