Lula continua solto e Dilma ainda Governa o Brasil. Com isso o dólar voltou a subir.
O dólar fechou em alta nesta segunda-feira, interrompendo quatro sessões seguidas, que somaram 5,93% de queda e resultaram na maior perda semanal desde 2008. A moeda americana avançou 0,88%, para 3,79 reais.
A queda da semana passada foi uma reação à nova fase da Operação Lava Jato, em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi levado – à força – para depor sob suspeita de ser beneficiário de crimes envolvendo a Petrobras, o que aproximou ainda mais a investigação do atual governo. Muitos investidores entendem que uma eventual troca do governo pintaria um quadro mais favorável à recuperação da economia brasileira.
Alguns operadores ponderam, porém, que essas incertezas políticas prejudicam ainda mais a governabilidade do país. “O mercado talvez precise rever um pouco esse otimismo exacerbado”, resumiu Tarcísio Rodrigues, diretor de câmbio do Banco Paulista.
Outro item que atraiu atenção nesta segunda foi a estratégia de intervenção cambial do Banco Central (BC). Na sexta-feira, a autoridade monetária vendeu apenas 8.000 dos 9.600 swaps cambiais (modalidade de venda de dólar no mercado futuro) ofertados em leilão para rolagem dos contratos que vencem em abril, equivalentes a 10,09 bilhões de dólares.
A decisão afastou a moeda americana das mínimas da sessão passada, quando chegou à casa dos 3,65 reais, e alimentou expectativas de que o BC poderia reduzir o ritmo das ofertas nos dias seguintes. Após o fechamento, porém, a autoridade monetária anunciou para o pregão desta segunda um leilão com a mesma oferta de até 9.600 contratos e vendeu o lote integral. Com isso, o BC já rolou ao todo o equivalente a 2,25 bilhões de dólares, ou cerca de 22% do lote total.
Com informações de Veja