Levantamento da CNC mostra que 2016 deve ser o segundo ano consecutivo de queda no volume de vendas para a data
Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que, assim como no ano passado, as vendas para a Páscoa vão cair. A projeção para este ano indica uma queda de 3,4% em relação a 2015, quando houve uma retração de 1,0% em relação a 2014. A data disputa com o Dia dos Namorados a quinta colocação no ranking do calendário do varejo nacional e deverá movimentar R$ 2,8 bilhões em vendas este ano.
O estudo também mostra que esta deverá ser a Páscoa mais cara dos últimos 13 anos. Em relação ao mesmo período de 2015 houve uma variação média de preços de +13,6%. Em 2003 o aumento foi de 26% em relação ao ano anterior. Entre os itens que mais subiram estão pescados (+11,3%), chocolate (+13,3%), combustíveis (+21,1%) e azeites (+28,3%).
Segundo a CNC, a nova fórmula para tributação de produtos de chocolate ainda não contribuirá para o aumento dos preços desses produtos nesta próxima Páscoa, uma vez que a alíquota estabelecida somente entrará em vigor a partir do próximo mês de maio.
“A retração nas vendas que projetamos é fruto da inflação, aliada à alta do dólar, que impacta, sobretudo, os importados”, explica o economista da CNC Fabio Bentes.