Você anseia por sabedoria? Antes de continuar apressadamente, considere a pergunta. Você anseia – realmente anseia – por sabedoria? O favor celestial depende disto. Você está ansioso por ouvir o ensino da sabedoria? Você busca por sabedoria todos os dias? Você espera com ansiosa expectativa por qualquer oportunidade de aprender? Ávidos procuradores são abençoados com vida e favor da parte do SENHOR (Pv 8:35)!
A maior parte deste capítulo e do capítulo seguinte contém a personificação da sabedoria, onde Salomão usa a Senhora Sabedoria para atrair os homens a obter conhecimento e entendimento. A Senhora Sabedoria consta três vezes neste provérbio – o “me”, “minhas” e “minha”. Ela entusiasticamente convida os homens para a sua casa, se quiserem aprender a sabedoria (Pv 8:1-7; 9:1-5).
Há recompensas para aqueles que buscam e encontram a sabedoria – A bênção da vida e do favor do SENHOR (Pv 8:35; 3:13; 3:14-18). Que gloriosa oferta! O que o impede hoje de ouvir a sabedoria? Você está atento por ela todos os dias? Você está à espera por ela nas ombreiras da porta dela? Ela ama àqueles que a amam, e aqueles que cedo a buscam a acharão (Pv 8:17).
A maioria dos homens é preguiçosa ou teimosa demais – Jesus os chamou de “ouvintes da beira do caminho.” (Mc 4:15) Eles nãos se preparam nem se dedicam, e Satanás rapidamente arrebata qualquer sinal de sabedoria. Aprender por ouvir exige uma preparação e atenção obstinada (Pv 22:17), e uma abordagem preguiçosa à pregação ou à instrução escrita não funciona. Muito ensino cai nos ouvidos surdos e olhos cegos. A maioria dos homens nos dias de hoje não suportam a sã doutrina (IITm 4:3-4).
Outros homens são acomodados demais – Jesus os chamou de “ouvintes de solo pedregoso” (Mc 4:16-17). Eles podem se entusiasmar ao ouvir a verdade, mas eles rapidamente desfalecem quando se deparam com qualquer oposição. Eles valorizam a amizade e a paz mais do que a verdade e a sabedoria. Esses tímidos comprometedores não têm um verdadeiro comprometimento com a verdade, e o custo do discipulado é demais para eles (Mt 10:34-39; Jo 8:31; 12:33-43; At 14:22; IITm 3:5,12).
Outros homens amam o mundo – Jesus os chamou de ouvintes em “solos espinhosos” (Mc 4:18-19). Eles gostam de ouvir a verdade, mas estão mais interessados em dinheiro e prazer. Eles estão tão envolvidos com a profissão, passatempo ou divertimentos: não conseguem achar tempo ou esforço para buscar com zelo a sabedoria. O amor pelo dinheiro e prazer os destrói (ITm 4:7-8; 6:6-10; IITm 3:4; ITm 4:10; Tg 4:4; IJo 2:15-17). Lembre-se da mulher de Ló e de Demas!
Estes três tipos de ouvintes – a grande maioria de todos os homens – nunca receberam as bênçãos do Senhor. Eles deixam escapar a vida que Ele oferece; eles deixam escapar o Seu divino favor; e eles não crescem em sabedoria. Na realidade, Deus lhes tira o conhecimento e a sabedoria que eles pensam que têm (Lc 8:18). Na economia de Deus, o rico se enriquece mais, e o pobre se torna mais pobre (Mt 25:28)! Ele deixa falidos os ouvintes preguiçosos, para permanecerem na congregação dos mortos (Pv 21:16).
Mas existem bons ouvintes! Eles ouvem com alegria e produzem frutos e obtém o favor do SENHOR. Eles estão comprometidos e diligentes, como é descrito em nosso provérbio. Em Beréia eles foram chamados de nobres (At 17:11), e Salomão os descreveu como se tivessem um só pensamento (Pv 18:1). Eles encaram o ouvir como se estivessem caçando um tesouro – com grande zelo (Pv 2:1-5). Só existem poucos deles (Mt 7:14), mas eles são as jóias do SENHOR (Ml 3:16-18).
Qual é a lição? Jesus disse, “Vede, pois, como ouvis …” (Lc 8:18). Se você é um ouvinte ”beira da estrada, ”solo pedregoso”, ou ”solo espinhento”, Ele removerá de você todo o conhecimento e bênção que você pensa que tem. Se você é um ouvinte ”bom solo”, Ele lhe dará mais conhecimento e bênção. “Vede, pois, como ouvis.” Anseie por sabedoria; busque-a diariamente; dedique-se; aguarde ansioso por toda oportunidade.
Davi suspirava por sabedoria. “Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.” (Sl 19:10-11). E novamente, “Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração.” (Sl 119:111). E novamente, “Folgo com a tua palavra, como aquele que acha um grande despojo.” (Sl 119:162).
Sabedoria e verdade – o evangelho do reino de Jesus Cristo – são coisas valiosas. Muitos profetas e homens justos desejaram ver e ouvir o evangelho, mas não puderam (Mt 13:16-17). Homens nobres venderão tudo o que têm para poder comprá-la (Pv 23:23; Mt 13:44-46). A Senhora Sabedoria se oferece gratuitamente, mas é melhor você não desperdiçar este convite, do contrário ela lhe deixará, em justa vingança, indefeso e sem esperança quando as suas calamidades chegarem (Pv 1:20-33).
Onde é que você encontra a Senhora Sabedoria? Ela está entre as capas da Bíblia. De que forma você lê as escrituras – por obrigação ou pela ansiosa expectativa? Ela é ouvida dos púlpitos das igrejas que pregam a Bíblia através de pastores fiéis. De que forma você ouve? Com tolerância dorida ou entusiástica apreciação? Ela está aqui nestes poucos comentários sobre este provérbio. Você lê com a leitura dinâmica ou com meditação cuidadosa? “Vede, pois, como ouvis”
“Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos.” Você está preparado e pronto para ouvir, como os nobres bereanos, quando a sabedoria é pregada (At 17:11)? Abençoado é o homem que vela “às minhas portas cada dia”. Você busca por sabedoria a cada dia da sua vida ou só nos domingos? Abençoado é o homem que espera “às ombreiras da minha entrada.” Você ansiosamente antecipa cada oportunidade que a Senhora Sabedoria aparece para lhe oferecer maior entendimento (At 10:33)?
O abençoado SENHOR será encontrado por qualquer homem que O buscar de todo o seu coração (Jr 29:13). Você O busca de todo o coração? O homem que se deleita no SENHOR é quem recebe os desejos do seu coração (Sl 37:4). Você se deleita fervorosamente Nele? E o que dizer a respeito da sabedoria? Você anseia por sabedoria? Antes de sair deste comentário, considere a pergunta. Você anseia por sabedoria? As suas bênçãos futuras dependem disso.