A Prefeitura de Teresina, no Piauí, publicou edital de concurso público com 70 vagas de Professores, com salários de R$ 1.579,05. Se você deseja participar dos testes agendados para o dia 24 de abril, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!
Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila Prefeitura de Teresina
Língua portuguesa: Compreensão e interpretação de textos; Texto, textualidade e elementos que asseguram a textualidade; Intertextualidade; Gêneros e tipos textuais; Língua oral e língua escrita; Variação linguística; Gramática: concepções e ensino; Descrição, usos e análise de estruturas da Língua Portuguesa; Aspectos fonológicos da língua portuguesa; A Morfologia: palavra: estrutura, formação, classificação, flexão e uso; O vocábulo formal; Sintaxe: estrutura dos sintagmas, análise sintática do período simples e do período composto, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal e colocação pronominal, ocorrência de crase; A Semântica: as relações de sentido; A Estilística: Denotação e Conotação; Funções da linguagem; Figuras de linguagem; Ortografia; Pontuação: efeitos de sentido; Acentuação gráfica; O ensino de Língua Portuguesa; Literatura; Estilos de época; Movimentos literários. Literatura Brasileira: Literatura Colonial; Barroco; Arcadismo; Romantismo; Realismo; Naturalismo; Parnasianismo; Simbolismo; Pré-Modernismo; Modernismo; Tendências Contemporâneas.
Matemática: NÚMEROS E OPERAÇÕES: Números naturais: Resolução de problemas (adição, subtração, multiplicação e divisão); Números inteiros: resolução de problemas (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); Números Racionais: diferentes representações (fracionário, decimal e percentual), resolução de problemas; Expressões Algébricas: operações com polinômios; Equação e Inequação do 1º grau; Sistemas de equação do 1º grau; Equação do 2º grau; Proporcionalidade: Razão, grandezas proporcionais, regra de três simples e composta, juros simples, porcentagem; Função do 1º grau: noções, representação gráfica; Função do 2º grau: noções, representação gráfica. GRANDEZAS E MEDIDAS: Medidas: Tempo, Comprimento, Massa, Capacidade, Superfície; perímetro e áreas de figuras planas; Volumes de sólidos geométricos (prisma, pirâmide, cilindro, cone). ESPAÇO E FORMA: Geometria Plana: segmentos de reta, ângulos, triângulos, quadriláteros, polígonos, circunferência, Teorema de Tales, semelhança de triângulos, Triângulos retângulos: relações métricas e trigonométricas; Geometria Espacial: pontos, retas, planos, paralelismo, perpendicularismo, poliedros. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Noções de probabilidade: princípio fundamental da contagem, espaço amostral, eventos e cálculo de probabilidade; Estatística descritiva (média, mediana, moda), problemas com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
Inglês: Analysis and interpretation of texts: central theme and different ideas in the texts identification. Relationships between different parts of the texts. Expressions of place, time, manner, purpose, cause condition, and comparison result. Reading strategies and techniques. Textual genres. Vocabulary: meaning of words and phrases in context. Similarities and differences in meanings of words and expressions. language in use. English language phonetics and phonology aspects: sounds, tone, intonation, transcription and others aspects. Grammatical aspects/practical application: Pronouns. Articles. Nouns. The verb flexing. Meaning through the use of auxiliary verbs and verb tense. modal verbs. Regency and nominal / verb agreement. Prepositions. Nouns. Clauses. Interrogative pronouns. Interrogative sentences. Adverbs. Conjunctions. Numerals. Adjectives.
Educação física: Educação Física: Histórico, Características e Importância Social. Ordenamentos legais da educação física escolar: LDB, DCN´s e PCN´s. Temas Transversais e Educação Física. A Constituição Federal: da Educação, da Cultura e do Desporto. Tendências Pedagógicas da Educação Física na escola: desenvolvimentista, construtivista, crítico-emancipatória, concepção de aulas abertas, aptidão física e crítico–superadora; Crescimento e Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Motor; Aprendizagem Motora. Medidas e Avaliação em Educação Física; A Educação Física como instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura: a Educação Física e a pluralidade cultural. Materiais e equipamentos indispensáveis nas aulas de Educação Física. Conteúdos da educação física – Jogos: Concepção de Jogo; Jogos Cooperativos, Recreativos e Competitivos; Jogo Simbólico; Jogo de Construção; Jogo de Regras; Pequenos Jogos; Grandes Jogos; Jogos e Brincadeiras da Cultura Popular; Lutas: Lutas de distância, lutas de corpo a corpo; fundamentos das lutas; Danças: danças populares brasileiras; danças populares urbanas; danças eruditas clássicas, modernas, contemporâneas e jazz; danças e coreografias associadas a manifestações musicais; Esportes: individuais – atletismo, natação. Coletivos: futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, handebol. Esportes com bastões e raquetes. Esportes sobre rodas. Técnicas e táticas. Regras e penalidades. Organização de eventos esportivos; Dimensão Social do esporte. Ginásticas: de manutenção da saúde, aeróbica e musculação; de preparação e aperfeiçoamento para a dança; de preparação e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas; ginástica olímpica e rítmica desportiva. Elementos organizativos do ensino da Educação Física: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação escolar. Plano de ensino e plano de aula. Educação Física e educação especial. Princípios norteadores para o ensino da Educação Física: inclusão, diversidade, corporeidade, ludicidade, reflexão crítica do esporte, problematização de valores estéticos.
Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso Prefeitura de Teresina – Professor.
Critérios de desempate
Havendo empate na totalização dos pontos para o Resultado Final, o desempate será decidido de acordo com a seguinte ordem de precedência para o candidato que obtiver:
– Idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, na forma do disposto no parágrafo único do art. 27 da Lei nº 10.741, de 01.10.2003 (Estatuto do Idoso).
– Maior número de pontos na Prova Didática;
– Maior idade.