Os tolos fingem desejar a sabedoria! Frequentam a igreja, carregam a Bíblia, deixam cair algumas moedas no prato de coleta, fazem perguntas, elogiam o pregador, e compram livros religiosos de vez em quando. Mas não possuem o desejo do verdadeiro aprendizado. Estão totalmente contentes em seu pequeno mundo de fantasia – confiando em suas próprias imaginações e fazendo aquilo que lhes é próprio. Leitor! Você consegue provar que você é diferente de alguma forma? Você tem uma verdadeira vontade por sabedoria?
Conhecimento e verdade não são direitos adquiridos. Deus não os deve a homem algum, e Ele só os dá a alguns. Ele não os dará a tolos! Na realidade, Ele tirará deles o pouco conhecimento que eles pensam que tem (Lc 8:18; 19:24). A criação visível prova a existência de Deus; mas quando os homens O rejeitam, ele os entrega à insanidade (Rm 1:18-32). Ele pode até enviar espíritos mentirosos de forma a enganá-los em sua arrogante ignorância (IRs 22:15-23).
They want to prove that reasoning in a circle from nothing leads to something – their own preconceived ideas!
Tolos desejam dar suas próprias opiniões (Pv 18:2). Eles não têm o prazer da aprendizagem; eles querem ensinar. Eles querem provar que raciocinando num círculo do nada leva a alguma coisa – seus próprios pensamentos preconcebidos! A maior coleção de tais tolos se reuniu em Atenas, com o desenvolvimento da filosofia grega, onde Paulo tentou avisá-los contra as baboseiras supersticiosas (At 17:16-31; ICo 1:19-24; ITm 6:20).
É óbvio que os tolos fazem uma encenação para demonstrar conhecimento, verdade e sabedoria. Eles trazem, como se pode dizer, um pagamento para obtê-los. Mas o santo Deus, Quem vê os mais profundos motivos e pensamentos do coração humano, os excluiu completamente. Mesmo frequentando locais públicos de pregação ou ensino. Deus conhece as falsas intenções deles, de forma que Ele até mesmo leva o professor a conduzi-los a erros maiores (Ez 14:6-11; 33:30-32; Mt 13:10-16). Dê a glória a Deus!
Sabedoria é só para aqueles que vendem tudo para adquiri-la, comprando-a a qualquer preço e não a vendem (Pv 2:1-5; 4:7; 18:1; Mt 13:44-46). Tolos e zombadores, chamados por Jesus de cães e porcos, serão excluídos de todo o conhecimento e verdade (Pv 14:6-7; 26:4,12; Mt 7:6). Ministros devem evitá-los e rejeitá-los e as suas perguntas também (ITm 1:4; 4:7; 6:4-5; IITm 2:14,16,23; Tt 3:9).
Paulo orou para que fosse livrado de homens sem fé, irracionais e perversos (IITs 3:1-2) e ele elogiou os nobres Bereanos pelo zelo deles pela verdade (At 17:11). Ele avisou os homens para não desprezarem o profetizar, pois deveriam amar a pregação (ITs 5:20). Os judeus diante de Esdras são o melhor exemplo de aproximação com um coração sincero (Ne 8:1-18).
Vivemos em tempos perigosos dos últimos dias (IITm 3:1 a 4:5). Os homens têm uma forma de piedade, mas não há nenhuma autoridade nelas. Eles frequentam assembléias e ouvem professores, mas não suportam a sã doutrina (IITm 4:3-4). Eles estão sempre aprendendo, mas nunca encontram a verdade (IITm 3:6-7). Poderão até pagar um pequeno preço, mas os seus corações não estão nela.
Leitor, quão ansioso você está por sabedoria e verdade? E, quando digo isto, eu quero dize a sabedoria de Deus e a verdade de Deus! Não estou falando de especulação e conspirações políticas, de teorias da escola austríaca de economia, e de tratamentos médicos alternativos. Você anseia conhecer mais a respeito de Cristo Jesus o Senhor? Se positivo, que esforços sinceros você fará para obter isto hoje?
Você consegue suportar facilmente a sã doutrina, porque você aspira ao temor do SENHOR e o conhecimento de Deus? Você já respondeu ao convite da Senhora Sabedoria e preencheu os requisitos dela (Pv 8:34)? Muitos alegam buscar a verdade ao invés de realmente a procurarem! E você tem que aprender esta diferença. Qual deles você é? Qual deles você será neste mesmo dia?