Pouco mais de um dia após participar na primeira fila da posse do ex-presidente Lula como ministro-chefe da Casa Civil, na manhã da quinta-feira (17), o senador Acir Gurgacz fez um anúncio “bombástico” para a militância do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Porto Velho, na noite da sexta-feira (18): o PDT estava deixando a base aliada do Governo Dilma Rousseff.
Tão rápida quanto a não permanência do ex-presidente Lula no cargo de ministro-chefe da Casa Civil do Governo Dilma Rousseff, após várias liminares da Justiça Federal e uma do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o anúncio do senador rondoniense, que era líder do PDT no Senado Federal e aliado direto da presidente da República.
Acir Gurgacz (PDT) foi relator das pedaladas fiscais de Dilma em 2014 e pediu a aprovação das contas da presidente, mesmo com as irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Outro posicionamento claro de apoio ao Governo Federal e ao Partido dos Trabalhadores (PT) foi a participação na primeira fila da posse do ex-presidente Lula como ministro-chefe da Casa Civil.
Gurgacz participou da cerimônia ao lado da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) citada nas delações premiadas do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e recentemente, na colaboração do senador Delcídio do Amaral (sem partido), onde teria recebido recursos ilegais de campanha, fruto dos desvios de dinheiro da Petrobras, que estão sendo investigados pela Operação Lava Jato.
O anúncio da saída da base aliada do Governo Federal foi divulgada no perfil do Facebook do secretário municipal de Assistência Social de Porto Velho, Solano Ferreira, após a reunião realizada na noite da sexta-feira (18), na Câmara de Vereadores da cidade. “Encontro do PDT em Porto Velho mostra partido unido para as eleições 2016 e 2018. Agora está com três deputados estaduais e quatro vereadores na Capital. Senador Acir anunciou rompimento com o governo Dilma e apoio a PF e Judiciário. ?#?democracia ?#?trabalhista ?#?eleições2016 ?#?portovelho ?#?vamosjuntos”, escreveu Solano.
Fonte: Rondônia Vip